Em parceria com a Above, rede testa a solução em unidade paulistana
Pensando em incrementar a experiência dos consumidores em suas loas, o Assaí Atacadista fechou parceria com a Above, marca de cuidados corporais do Grupo Baston, e até 9 de fevereiro terá na loja da Avenida Aricanduva, em São Paulo, o robô “Robôve”. O equipamento, que utiliza inteligência artificial, interage com os clientes durante as compras, disponibilizando informações sobre todos os produtos da marca por meio de perguntas e respostas.
Equipamento semelhante já foi experimentado no Paraná. “O que nos encanta é ver a ‘carinha’ dos consumidores quando estão em contato com o robô; a surpresa com a tecnologia e a interação com a marca como consequência”, declara o presidente do Grupo Baston, Gustavo Bacilla.
“O Assaí é um atacarejo que oferece muitas oportunidades para ações das empresas em nossos pontos de venda. A variedade de sortimento dos produtos e o número de pessoas que frequentam as lojas diariamente permite explorar formatos diferenciados de iniciativas de visibilidade das marcas e a ampliar o alcance delas junto aos consumidores”, explica Marcelo Alves, gerente Comercial do Assaí.
A equipe de desenvolvedores usou como base uma lista de 30 perguntas e respostas, o que guiou a implementação do mecanismo de aprendizado do robô. Em seguida, a conversa com os clientes e outras ações – como coleta as informações do ambiente, encontrando os objetos e as pessoas distribuídas no espaço para mapear o lugar e se guiar durante a locomoção dos corredores da loja, identificando clientes em potencial para a interação – complementam a experiência.
“Essa é uma forma de colocar a tecnologia como uma facilitadora do atendimento ao cliente, porém, de uma maneira criativa e não convencional”, conclui Alves.