Home SeçõesESG Hellmann’s desenvolve projeto “Unidos pela Comida” de combate ao desperdício de alimentos

Hellmann’s desenvolve projeto “Unidos pela Comida” de combate ao desperdício de alimentos

De Administrador SH
0 Comente

Em parceria com a filantech Infineat, projeto já atingiu a marca 1.1 milhão de refeições compelmentadas; 630 toneladas de alimentos foram salvas em 20 meses

O projeto “Unidos pela Comida”, resultado da parceria entre a filantech Infineat e Hellmann’s, completou 20 meses de operação em novembro, atingindo um volume surpreendente de doações. Juntas, as empresas alcançaram 630 toneladas de alimentos redirecionados. Esta quantia de alimentos salvos do desperdício foi utilizada para complementar mais de 1,1 milhão de refeições, distribuídas para população em situação de vulnerabilidade alimentar. 

Idealizado pela Hellmann’s, o projeto “Unidos pela Comida” tem objetivo de unir empresas do setor alimentício que incorrem em desperdício para esse movimento solidário. A marca convidou a filantech Infineat para fazer parte do projeto por conta da sinergia dos propósitos, que cria estratégias de combate à fome e a geração de economia em alimentos redirecionados, e da Hellmann’s, que defende como uma das suas principais bandeiras o combate ao desperdício de alimentos. Durante a pandemia, e em um momento de escalada da fome no país, as duas companhias passaram a liderar a agenda de transformação da precariedade deste cenário socioambiental do Brasil. 

“Em meio à turbulência enfrentada pela população brasileira, unimos nossos propósitos para transformar comida, que seria descartada, mesmo estando totalmente própria para o consumo, em comida na mesa de quem precisa”, ressalta Alexandre Vasserman, CEO da Infineat. 

A Infineat fica responsável pela tarefa de implementação da sua solução completa de gestão de desperdício alimentar para cada novo parceiro do projeto, gerindo o processo do dia a dia, com apoio jurídico, consultoria e treinamentos, logística profissionalizada e unificada de doação de alimentos, relacionamento com as ONGs parceiras, além da captação, análise e mensuração de todos os dados sobre as coletas e entregas. Tudo isso realizado via sua plataforma proprietária de tecnologia. 

Em abril de 2021, quando o projeto foi criado por um grupo de funcionários da Hellmann’s conectados com o propósito e com a participação inicial da Unilever, Bauducco e Coop, o “Unidos pela Comida” tinha o objetivo inicial de arrecadar quatro toneladas de alimentos e entender os desafios e os gargalos para levá-los adiante para quem mais precisa. Com o sucesso da iniciativa, outras empresas como Selmi e Bonduelle entraram no movimento e, em pouco mais de um ano depois do seu início, o projeto alcançou resultados significativos de crescimento, atingindo mais de 630 toneladas de alimentos doados e mais de 1,1 milhão de refeições complementadas.

“A fome é um problema que afeta milhões de pessoas no mundo e nós, da Unilever, uma das maiores indústrias de alimentos do país, temos consciência do nosso papel socioambiental. Acreditamos que toda transformação acontece em grupo, por isso é tão importante o engajamento do grupo de voluntários da companhia, que deu o pontapé inicial da iniciativa, a colaboração de outras empresas e ONGs parceiras. Sem eles, essa jornada seria muito mais difícil. É motivo de orgulho atingirmos essa quantidade de refeições doadas e, certamente, continuaremos trabalhando para garantir que nenhum alimento seja desperdiçado, levando cada vez mais refeições nutritivas e deliciosas à população em vulnerabilidade”, explica Agatha Matias, Gerente de Desenvolvimento de Marcas da Unilever e Cofundadora do Projeto Unidos Pela Comida. 

Para 2023, as empresas mantêm o entusiasmo com a parceria e a adesão de grandes empresas ao movimento. O objetivo é expandir a operação para mais quatro estados brasileiros no próximo ano. 

“Unidos pela Comida” na prática  

“Unidos pela Comida” é um projeto que reúne os dois lados de um mesmo problema: o desperdício e a fome. A finalidade da iniciativa é garantir que o desperdício seja transformado em comida na mesa de quem precisa, assegurando que os alimentos, que seriam desperdiçados na cadeia produtiva do país, sejam cuidados e transformados em refeições para acolher a população brasileira. 

O funcionamento do projeto depende de uma cadeia de operação. Os alimentos são doados pelas empresas parceiras e coletados pela filantech Infineat, com zero custo para o doador, que faz o transporte dessas doações até as ONG’s responsáveis pela transformação dos alimentos, como o Sefras. Os parceiros responsáveis pelo cuidado desses alimentos preparam as refeições que serão entregues às pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. 

A equipe de voluntários da Hellmann’s é responsável por prospectar empresas parceiras, que podem ser indústrias alimentícias, supermercados, distribuidores e outras, além de coordenar o uso de imagem e marca para quem adere ao projeto. 

“Nós acreditamos que com todo o cuidado e dedicação é possível fazer com que a comida de qualidade chegue a todos os brasileiros. Juntos, iremos expandir o projeto para os quatro cantos do Brasil – inclusive iniciando ainda este ano a expansão para o Nordeste”, finaliza Vasserman. 

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.