A meta da subsidiária brasileira, mercado principal do grupo, integra os objetivos globais da cervejaria
Com foco em sustentabilidade, o Grupo Heineken anuncia compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A empresa já vem investindo em soluções sustentáveis e, recentemente, manifestou a neutralização do carbono até 2023 em sua produção por meio do uso de energias renováveis e eficiência energética, irá ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até a operação logística e os pontos de venda.
“Reconhecemos nossa responsabilidade e nosso papel atuante na solução deste desafio que é neutralizar as emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Por isso, estamos com metas e iniciativas ambiciosas para promover impactos socioambientais positivos no Brasil”, comenta Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken.
Este ano, a companhia iniciará um projeto voltado ao comércio, bares e restaurantes para facilitar o uso de energia verde onde o portfólio da companhia está presente. “Proporcionar essa oportunidade para os nossos clientes é uma maneira de garantir que nossas ambições cheguem também na ponta da cadeia e se conectem com nossos consumidores finais”, revela a executiva.
“O Brasil é o primeiro mercado da marca Heineken® mundialmente e, para que possamos promover o desenvolvimento sustentável do nosso negócio e da sociedade, é fundamental que estejamos trabalhando ativamente para preservar os recursos naturais e reduzir ao máximo nossos impactos ambientais. Esse movimento está 100% alinhado ao nosso principal valor: o respeito pelas pessoas e pelo meio ambiente”, afirma Mauro Homem, diretor de Corporate Affairs do Grupo Heineken.
A empresa adota mais iniciativas como a caldeira de biomassa nas cervejarias, o projeto Noronha plástico zero e o glass is good – programa de logística reversa de vidro, junto a Associação Brasileira de Bebidas – ABRABE, que já encaminhou mais de 50 milhões de garrafas para reciclagem desde 2010.
O projeto Volte Sempre implantado em São Paulo e na fase piloto em Belo Horizonte, estimula a reciclagem de vidro com máquinas de coleta que trituram o material e geram vantagens para os consumidores, garantindo a circularidade completa do vidro na região. Até agora, o projeto já arrecadou 200 mil garrafas, com a participação de 3.449 clientes participantes, somando 80 toneladas de vidro.