Home SeçõesNegócios Grupo Muffato continua com a expansão e foca em outras aquisições

Grupo Muffato continua com a expansão e foca em outras aquisições

De Administrador SH
0 Comentário

Em entrevista ao ‘Estadão’, Everton Muffato afirma que a empresa mantém o apetite por novos negócios; por enquanto, companhia paranaense mira expansão em São Paulo pelo interior

A anunciada compra das lojas remanescentes da Makro pelo Grupo Muffato não se concretizou. A transação custaria mais de R$ 2 bi, mas representaria a chegada do grupo paranaense à capital paulista. A empresa, porém, têm outros planos para expansão, que incluem finalizar o ano com 89 unidades – com destaque para a nova loja autônoma em Curitiba. O CEO do grupo, Everton Muffato, falou sobre os planos da rede em entrevista exclusiva ao Estadão. Confira as principais declarações.

Sobre a expansão

“Nos colocamos como um concorrente importante no mercado. Nos desafiamos, em tecnologia, a ser mais ágeis e ter uma entrega melhor ao consumidor. Corremos para estar entre os dez maiores do mercado, em faturamento, mas foi para ter capacidade operacional e de investimento para manter a inovação, o que engrandece a marca e nos dá perenidade. Não fazemos nada de curto prazo para agradar investidores. Pensamos sempre no longo prazo, no nosso propósito e na nossa eficiência”.

Gestão familiar

“A companhia toda é profissionalizada e existe um conselho familiar. Estamos criando um corpo diretivo que dependa menos da família, que seguirá definindo os caminhos da empresa. Hoje, a empresa já não tem uma super dependência dos irmãos. É um ecossistema que funciona há 26 anos. Mas o segredo para manter tudo fluindo bem é o pragmatismo. Em empresas familiares, a emoção fala mais alto do que a razão e evitamos que isso aconteça”.

Loja autônoma

“Inauguramos uma nova fase do varejo do Brasil, não só do alimentar. Essa tecnologia pode ser usada para farmácias, cosméticos ou venda de roupas.

A tecnologia tem de facilitar a vida do consumidor, e não complicá-la. O que mais gosto no Uber, além de chamar um motorista facilmente, é abrir a porta e sair. Isso é sensacional. Agora, temos um mercado com a mesma experiência no Muffato Go. Temos uma concièrge na loja, mas você pode fazer suas compras sem precisar falar com ninguém. Você só precisa do celular para entrar, não precisa mostrar na saída”.

Everton Muffato

Empregabilidade x tecnologia

Questionado sobre a função de atendente de caixa, inexistente na loja autônoma, Everton Muffato reiterou que as funções têm novas dinâmicas e, enquanto um atendente de caixa deixa de existir, outros profissionais são necessários para manter a operação.

“A operadora de caixa de anos atrás não tem nada a ver com a atual. Hoje, temos Pix, clube de benefícios, aplicativos de pagamento e e-commerce. A nossa operadora de caixa é quase uma gestora. A tecnologia cria novos cargos. Uma loja autônoma tem mais de 30 pessoas cuidando dela à distância. Nos últimos cinco anos, a Muffato criou 70 novas funções que não existiam antes”.

Fonte: Estadão

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada