O Grupo Mateus encerrou 2024 com lucro líquido, excluindo efeitos extraordinários, de R$ 1,35 bilhão, um aumento de 12,7%. Se considerado apenas o resultado apurado no quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido foi de R$ 388 milhões, com margem bruta de 23%. Por sua vez, a margem Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) alcançou 8,4% e a geração de caixa atingiu R$ 500 milhões.
Ainda em relação à margem Ebitda (pós IFRS 16), destaque para a Regional Nordeste, que cresceu novamente e atingiu 6,7% em 2024 ante 5,5% em 2023.
Leia também:
- Cade aprova sem restrições fusão entre Grupo Mateus e Novo Atacarejo
- Grupo Mateus chega a Salvador (BA)
A receita líquida aumentou 15,7%, totalizando R$ 8,7 bilhões no quarto trimestre de 2024, com crescimento em mesmas lojas de 5,9% (sem ajuste calendário). Em 2024, a receita líquida somou R$ 32,1 bilhões, um aumento de 19,8% (SSS – sigla em inglês para Same Store Sales: 6,9%).
As despesas operacionais, no quarto trimestre de 2024, foram de R$ 1,3 bilhão, representando 14,6% da receita líquida do período, 0,5 p.p. menor que o registrado em igual período de 2023. No ano passado, as despesas reduziram 0,2 p.p. como percentual da receita versus 2023. Ao fim de 2024, o indicador Dívida Líquida/Ebitda foi de 0,29x, com endividamento líquido total de R$ 609,6 milhões e saldo de caixa de R$ 1,7 bilhão.
No quarto trimestre, a companhia gerou R$ 499,9 milhões de caixa. Por sua vez, o resultado da geração de caixa operacional foi de R$ 498,6 milhões. Isso reflete forte desempenho do Ebitda no período e a variação positiva do capital de giro. Essa geração foi mais que suficiente para financiar os investimentos realizados no período e o pagamento de R$ 81 milhões de juros sobre capital próprio distribuídos em dezembro do ano passado.
O resultado foi impulsionado pela abertura de novas lojas e pela redução em despesas administrativas. A companhia conseguiu reduzir despesas administrativas em 13,9% em relação ao quarto trimestre de 2023, ao total de R$ 126,3 milhões, resultado de maior eficiência nos processos internos e digitalização.
Expansão geral
Além da inauguração de 1 eletro, em 2024, foram abertas 15 lojas do segmento alimentar (10 atacarejos e 5 varejos), o que representou um crescimento de 7,8% na área de vendas, em comparação ao quarto trimestre de 2023. Com isso, a companhia encerrou o quarto trimestre do ano passado com 168 lojas de varejo alimentar e 104 de eletro, totalizando 272 unidades.
Durante o quarto trimestre de 2024, o Grupo Mateus inaugurou 2 lojas de atacarejo: 1 no Ceará (Fortaleza) e outra em Pernambuco (Recife). Além disso, foi aberta a primeira unidade de varejo em Pernambuco (Recife) e o 31º espaço de varejo no Maranhão (São Luís).
Nesse período, as lojas em maturação (com menos de quatro anos) representaram 50% da receita total do Grupo, 10 p.p. acima do quarto trimestre de 2023, consequência do número menor de aberturas ao longo de 2024 (16 unidades) versus 2023 (26 estabelecimentos).
Regional Nordeste
Em 2021, a companhia deu início à expansão para a região Nordeste, alinhada ao seu planejamento estratégico de fomentar a consolidação e o adensamento de rotas. Nesse contexto, começaram as operações no Ceará, na Bahia, na Paraíba, em Alagoas, em Pernambuco e em Sergipe.
Até o fim de dezembro de 2024, 49 lojas (45 atacarejos e 4 varejos) já estavam em funcionamento em capitais ou cidades relevantes desses seis estados, sendo que 34 delas operavam há mais de 13 meses. Importante destacar que, no quarto trimestre, a maior parte dessas unidades, apresentou expansão relevante de margem bruta em relação a igual período de 2023, com destaque para as operações em Pernambuco, no Ceará e na Paraíba. Isso evidencia a solidez da proposta de valor da empresa em mercados mais competitivos e a aderência à curva de maturação esperada.
Por sua vez, o grupo de unidades em operação, de 13 a 23 meses, registrou uma pressão em vendas nas mesmas lojas, enquanto o lucro bruto teve um crescimento expressivo. Assim, a margem Ebitda pós IFRS 16 aumentou 1,2 p.p. em 2024 quando comparado a 2023.
Investimentos
No ano, o total dos investimentos em ativos fixos foi R$ 1,1 bilhão, 5% acima de 2023, consequência do aporte em novas lojas e reformas e manutenção, parcialmente compensado pela queda no Capex destinado à infraestrutura, centros de distribuição (CDs), TI e outros, resultado da forte base forte de comparação de 2023, quando foram abertos 6 novos CDs versus 1 no ano passado.
Ainda em 2024, foram investidos R$ 873 milhões em novas lojas. Desse total, R$ 694,6 milhões referem-se a espaços inaugurados até dezembro de 2024, enquanto R$ 178,4 milhões correspondem a obras em andamento. Quanto à linha de terrenos, que totalizou R$ 193,5 milhões, R$ 40,4 milhões correspondem a áreas com lojas em operação, enquanto os R$ 153,2 milhões restantes referem-se a locais destinados a futuras unidades.
Resultados por operação
Atacarejo
No quatro trimestre, a receita bruta do atacarejo atingiu R$ 5,6 bilhões, um crescimento de 18,3%, quando comparado a igual período de 2023, representando 56,7% da receita bruta.
O desempenho do formato deve-se, principalmente, à inauguração de 10 unidades ao longo de 2024 e ao crescimento de 2,1% nas vendas em mesmas lojas no trimestre.
O crescimento do SSS no quarto trimestre foi impactado pelos mesmos fatores verificados na receita bruta de mercadorias. Analisando esse indicador, em dezembro, houve desaceleração de vendas, diferentemente de outubro e novembro, quando tanto o volume quanto o preço contribuíram positivamente. No último mês do ano, o volume recuou, e o SSS foi impulsionado apenas pelo aumento de preço. Além disso, o fato de a Black Friday ter ocorrido muito próxima ao início de dezembro também impactou a performance no mês.
Vale destacar que o atual contexto macro, com o aumento da inflação, aliado ao aumento de impostos sobre vendas nos estados do Nordeste no decorrer do ano, levou a companhia a priorizar rentabilidade em detrimento do volume e extrair ainda mais valor da sua multicanalidade.
Em 2024, a receita bruta do atacarejo cresceu 24,3%, totalizando R$ 20,4 bilhões, com uma performance de mesmas lojas de 4%.
Varejo
A receita bruta do segmento de varejo, que inclui supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, alcançou R$ 2,2 bilhões, 7% acima do quarto trimestre de 2023, representando 22,6% da receita do grupo, de outubro a dezembro do ano passado.
As vendas de hiper/super e de Camiño tiveram um crescimento de 7,4% e 4,3% no período, respectivamente. Mesmo sem abertura de novas lojas desde o primeiro trimestre de 2022, o formato
Camiño apresentou crescimento de 4,3% no quarto trimestre do ano passado.
Em 2024, foram inauguradas 5 lojas de supermercado, que contribuíram para o desempenho das vendas do segmento. O crescimento do SSS das lojas de hiper/super foi de 3,7% no trimestre, também impactado pelos fatores mencionados anteriormente.
No ano passado, a receita do varejo foi de R$ 8,5 bilhões, o que representou um aumento de 9,3%. O desempenho de vendas mesmas lojas foi de 4,2% no período.
Eletro
O segmento de eletro registrou uma receita bruta de R$ 353,9 milhões no quarto trimestre de 2024, com um crescimento de 4,5%, representando 3,6% das vendas do grupo no período. Já as vendas mesmas lojas aumentou 1,5%, refletindo a forte base de comparação do quarto trimestre de 2023 (14,8%), além dos impactos já citados acima.
Em 2024, a receita bruta do eletro aumentou 7%, totalizando R$ 1,3 bilhão. No critério de mesmas lojas, o crescimento foi de 4,6%.
Atacado (B2B)
Durante o quarto trimestre de 2024, a receita bruta do atacado (B2B) atingiu R$ 1,7 bilhão, o que representou um avanço de 20,7% versus igual período de 204. O segmento representou 17,1% da receita da empresa no período. Neste trimestre, apesar da base forte de comparação, a companhia conseguiu manter um bom ritmo de crescimento no segmento Esse desempenho é reflexo, principalmente, do aumento de 13,7% no número de representantes comerciais autônomos e da abertura de 11 rotas ao longo de 2024.
No ano passado, a receita do segmento foi de R$ 6,2 bilhões, 27,5% acima do registrado em 2023.