Home SeçõesConsumidor Grupo Mateus projeta expansão intensa no segundo semestre

Grupo Mateus projeta expansão intensa no segundo semestre

De Renata Ruiz
0 Comentário

Rede prevê a inauguração de 28 lojas até o final de dezembro; no primeiro semestre, a receita bruta foi de R$ 7,2 bi

O Grupo Mateus vai intensificar as inaugurações no segundo semestre do ano, disse o fundador e presidente do conselho da varejista, Ilson Mateus. Somente em julho, a companhia abriu quatro novas lojas, em comparação com a abertura de três pontos de venda entre abril e junho: dois atacarejos no Ceará (Fortaleza e Maranguape) e um supermercado no Maranhão (Coelho Neto).

Nos últimos 12 meses até junho, foram abertas 21 lojas, um crescimento de 12,6% da área de vendas. Ao final do período, a companhia operava 239 lojas.
“Teremos novas lojas em vários Estados e cidade, que vão trazer nossa taxa de ocupação. Vamos consolidar nossas vendas no Nordeste”, disse o fundador da companhia. O Grupo começará a inaugurar as lojas que pertenciam ao Grupo Big e foram compradas junto ao Carrefour Brasil no ano passado, a partir de Juazeiro do Norte (CE).

O Grupo Mateus informou que registrou lucro líquido de R$ 294 milhões no segundo trimestre de 2023, avanço de 13,2% ante igual período do ano passado. Já o lucro atribuído ao controlador alcançou R$ 289,8 milhões, contra R$ 261,1 milhões um ano antes.

A receita líquida da rede de varejo alimentar somou R$ 6,42 bilhões no período, crescimento de 23,6% na base anual. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a R$ 505,7 milhões de abril a junho do ano, 23,4% acima do observado um ano antes. A margem do Ebitda ficou estável, em 7,9%.

De acordo com o diretor financeiro e de relações com investidores, Túlio Queiroz, a maior pressão de rentabilidade relacionada ao plano de expansão esteve concentrada em 2022 e 2023. No terceiro trimestre, ainda é esperando algum consumo de caixa, mas, nos últimos três meses do ano, a empresa projeta uma “geração de caixa importante”. “Estamos muito disciplinados em manter o ritmo de expansão desde o momento do IPO. Vamos reagindo às oportunidades estratégicas. A nossa ideia é manter o ritmo de crescimento”, disse, sem detalhar.

Com informações do Valor

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada