Home SeçõesESG Grupo investe pesado em energia renovável

Grupo investe pesado em energia renovável

De Administrador SH
0 Comentário

Rede com mais de 200 lojas cash & carry busca redução de um terço das suas emissões de carbono

Com o objetivo de avançar ainda mais em seu planejamento de eficiência energética, o Assaí Atacadista anuncia a compra de mais de 200 mil certificados internacionais de energia renovável.

A aquisição, realizada pelo Assaí, segue o International REC Standard (I-REC), sistema global de certificação e rastreamento de atributos ambientais de energia renovável, o qual garante aos(as) consumidores(as) que a energia comprada foi considerada “limpa”, ou seja, sem emissões de gases causadores do efeito estufa.  

Na prática, os I-RECs vendidos pela GreenYellow, empresa global especializada em energia solar, comercialização, gestão de energia e eficiência energética, foram utilizados na sede administrativa e em 194 lojas do Assaí que integram o Mercado Livre de Energia e estão presentes nas cinco regiões do país. A ação reduziu as emissões de carbono na atmosfera em 2021, contribuindo para a jornada de descarbonização da matriz de consumo do atacadista.  

“No Assaí, estamos comprometidos com a agenda climática e trabalhamos com um plano de modernização de tecnologias e utilização de fontes mais limpas de energia em nossas operações. Finalizamos o ano de 2021 com 92% do nosso consumo oriundo do Mercado livre de Energia e a utilização dos I-REC garante esses impactos ambientais positivos e a transparência do processo”, explica Lucas Attademo, Gerente de Contas Públicas e Galerias do Assaí Atacadista.  

A emissão de I-RECs é realizada pelo dono do ativo renovável ao comprovar a geração no período, sendo 1 REC equivalente a 1 MWh.  “Ao comprar os certificados, o Assaí pode comprovar a proveniência da energia consumida, neste caso, de fontes hídrica e eólica, reduzindo, assim, as emissões de Escopo 2 da empresa”, explica Roberto Zerkowski, diretor-presidente da GreenYellow. “Atuamos em toda cadeia, desde a emissão de I-RECs dos nossos ativos e de terceiros, até à comercialização dos certificados para grandes consumidores”, complementa Zerkowski.  

Meta de redução emissões de carbono  

A Companhia conta, ainda, com a meta de reduzir em 38% as suas emissões de carbono até 2030, com base no total emitido por suas operações no ano de 2015, considerando escopos 1 e 2.  

A iniciativa, atrelada a remuneração variável dos(as) executivos(as) do Assaí, segue o compromisso do controlador do atacadista, o grupo francês Casino. Em linha com essa meta, o Assaí já registrou redução de 8,2% em 2021 em relação a 2020, mesmo diante de uma expansão histórica no ano passado – foram abertas 28 novas lojas – o que representou um recorde para a empresa e para o setor de Cash&Carry. Atualmente, o Assaí possui mais de 210 lojas em funcionamento no país.  

O resultado é fruto de ações como a modernização dos sistemas de refrigeração nas lojas, uso de iluminação 100% em LED; e fachada de vidro e telhas translúcidas, que garantem o melhor aproveitamento da luz natural, contribuindo para a diminuição do consumo de energia. Outro destaque é a continuidade do processo de migração das lojas para o Mercado Livre de Energia, que teve início em 2019 e, atualmente, já está disponível em 194 lojas. Com ele, as unidades passam a contar com uma energia mais limpa, que utiliza matrizes 100% renováveis provenientes das fontes eólica, solar, biomassa e pequenas hidrelétricas.  

Além disso, o Assaí também conta com 7 usinas solares em operação com a GreenYellow em suas lojas nos estados de PA, RJ, GO, PR e MT. Todos os painéis fotovoltaicos foram instalados na cobertura dos estacionamentos das unidades e geram energia que abastece parte da operação. A mais recente delas foi a usina de Rio Verde, que teve sua operação iniciada em dezembro de 2021 e foi instalada no telhado da unidade da Companhia na cidade do mesmo nome, em Goiás. A usina conta com 2.160 painéis solares, responsáveis por gerar 1,1 GWh anuais e que serão utilizados unicamente nesta loja, ou seja, no modelo de autoconsumo.  

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada