Home SeçõesNegócios Grupo Carrefour Brasil tem lucro milionário no 2T24

Grupo Carrefour Brasil tem lucro milionário no 2T24

Resultado positivo surpreende e reverte perdas apuradas em igual período de 2023

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

O Grupo Carrefour Brasil teve lucro líquido, atribuído aos controladores, de R$ 330 milhões de abril a junho, revertendo a perda de R$ 249 milhões apurada em igual período do ano anterior. A receita líquida consolidada cresceu 7,8%, para R$ 29,6 bilhões. A melhora no resultado reflete o processo de reduções de despesas com vendas, gerais e administrativas, e maior diluição dessa linha, gerando ganhos operacionais. Os números referentes ao segundo trimestre de 2024 foram divulgados pela companhia na última segunda-feira, 22.

A empresa apresentou lucro com número acima do projetado pelo mercado e está acelerando o seu plano de sinergias anuais, após a compra do Big, anunciada em 2021. A projeção de ganhos com o Big passou de R$ 2 bilhões para R$ 3 bilhões.

Leia mais:

Os números em relação ao segundo trimestre de 2023:
– Ebitda: crescimento de 20,2%;
– Aumento de vendas de 5,8% (mesmas lojas);
– E-commerce: avanço de 41,3%;
– Portfólio de cartões de crédito do @Banco Carrefour: ampliação em 19%.

“Estou feliz em comprovar que um time unido sempre entrega, sempre consegue realizar muito mais do que quando o trabalho não é conjunto”, declarou o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire, em suas redes sociais.

Atualmente, a rede varejista opera 1.041 lojas com área total de vendas de 3.168.568 metros quadrados. No segundo trimestre do ano, foram inauguradas seis novas lojas no formato cash&carry (sendo três conversões de hipermercados, duas conversões de supermercado e uma loja combo) nos estados da Bahia (4), Ceará (1)e Paraíba (1). Em contrapartida, houve o fechamento de uma unidade cash&carry no Rio Grande do Sul. Por sua vez, foram inaugurados três unidades do Sam’s Club (duas lojas combo e uma conversão) nos estados de São Paulo (1), Paraíba (1) e Minas Gerais (1).

Destaques

Atacadão: lançamento de uma versão reduzida das lojas Atacadão com área de 1.500 a 3.000 metros quadrados, localizadas em centros urbanos (conversões de supermercados) e com rentabilidade por m² similar à de lojas convencionais. Foram inauguradas três lojas de formato reduzido no ano (duas delas no segundo trimestre do ano). O plano é adicionar outras cinco no segundo semestre de 2024. O plano de abertura de lojas para 2024 foi revisado. A meta é chegar a 20 unidades ante de 10 a 12 lojas Atacadão, planejadas anteriormente, todas sendo conversões de lojas do varejo: 12 hipermercados Carrefour mais oito supermercados.

Sam´s Club: o plano é abrir de sete a nove lojas em 2024, todas a partir de conversões de lojas do varejo ou lojas combo.
Além disso, durante o segundo trimestre de 2024, o grupo encerrou a parceria para operação de 15 supermercados SuperNosso em Minas Gerais.

Enchentes no Rio Grande do Sul

Até o dia 1º de maio de 2024, o Grupo Carrefour Brasil operava 98 lojas no estado, incluindo 30 lojas Atacadão,11 hipermercados e três Sam’sClub, que juntos representavam aproximadamente 6% das vendas da rede varejista. Das 44 lojas de formado grande, oito foram severamente afetadas pelas enchentes. Contudo, todas possuíam seguro para danos emergentes e lucros cessantes. Destas oito unidades, cinco já foram reabertas.

As unidades do Rio Grande do Sul, que permaneceram abertas ao longo do terceiro trimestre de 2024, apresentaram crescimento de vendas acima da média do portfólio, mesmo com congelamento de preços adotado para conter a inflação alimentar na região.

Fonte: Valor e relatório de resultados do 2T2024 Grupo Carrefour Brasil

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada