Iniciativa exclusiva e em rede nacional, programa “Floresta Faz Bem” incentiva a venda de produtos produzidos por povos indígenas e comunidades tradicionais
Alinhado ao seu compromisso de liderar a transição dos sistemas alimentares no Brasil e fomentar os produtos da socio biodiversidade, o Grupo Carrefour Brasil anuncia o lançamento das gôndolas do programa “Floresta Faz Bem”, a primeira iniciativa exclusiva e em rede nacional de incentivo a venda de produtos produzidos por povos indígenas e comunidades tradicionais, como Uruará, Cacauré de Mocajuba e comunidades ribeirinhas da Rede Terra do Meio e rios Madeira e Amazonas.
O evento de inauguração foi realizado na última sexta-feira, 19, no hipermercado Carrefour do Jardim Pamplona Shopping. O ministro do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, esteve presente e afirmou que a iniciativa abre uma nova modalidade de compras da agricultura familiar pela rede privada.
“O Carrefour sai na frente com esse projeto. O consumidor está preocupado com a Amazônia e com o futuro do planeta. E agora temos uma gôndola com produtos da floresta, certificados e sustentáveis que podem manter a floresta em pé e, ao mesmo tempo, dar uma alternativa de sobrevivência digna a quem mora na Amazônia e a quem está vinculado à agricultura familiar”.
O ministro ainda complementou: “Por essa razão que estive no evento hoje, exatamente para conhecer essa que é a primeira experiência no Brasil, mas principalmente torcer para que a iniciativa seja expandida e que os clientes possam consumir produtos da agricultura familiar e da floresta, mantendo-a em pé e fortalecendo os agricultores familiares no Brasil”, finaliza.
As gôndolas estão, de maneira piloto, em duas unidades de hipermercados Carrefour na cidade de São Paulo – Paseo Alto das Nações e Jardim Pamplona Shopping. A próxima será em Brasília – Brasília Sul. Os produtos à venda incluem chocolates orgânicos, café, geleias, cacau, mistura para bolo e até mesmo um supershake da Floresta Amazônica, que reúne ingredientes locais (como açaí, babaçu, castanha, cogumelo, cumaru, pimenta cumari, entre outros).
O programa “Floresta Faz Bem” é uma das iniciativas que visam a transformar e repensar o modelo de negócio para uma abordagem cada vez mais regenerativa da cadeia de produção alimentar. É um programa que envolve apoio para o desenvolvimento e crescimento dos produtores de comunidades locais, apoiando-os não apenas na visibilidade diferenciada a esses produtos, mas também no suporte diferenciado para apoio no processo de cadastro, logística, além de adaptação das regras comerciais para viabilizar seus negócios.
“Nossos grandes objetivos do programa são conectar e incluir pequenos produtores ao mercado formal, fortalecendo o desenvolvimento sustentável de suas localidades, contribuir para a preservação de ecossistemas por meio de processos produtivos com abordagem regenerativa e fazer desses produtos instrumentos de conscientização e engajamento, possibilitando ao consumidor fazer escolhas que contribuem positivamente para a proteção da biodiversidade”, a diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.
Marcelo Salazar, CEO da Mazô Maná (fabricante do supershake da Amazônia), conta que estar conectado ao Floresta Faz Bem é uma oportunidade importante para geração de valor. “A Mazô Maná nasceu para nutrir o mundo com a abundância e a sabedoria da Floresta Amazônica, e agora temos a oportunidade de gerar ainda mais valor e bem viver para as comunidades da Amazônia, reconhecendo os povos que nela habitam e os serviços que eles prestam pela conservação da biodiversidade. O abranger dessa parceria estimula o consumo de Mazô Maná por meio das lojas selecionadas pelo projeto e potencializa o nosso propósito de participar da criação de um modelo econômico que reconheça os aprendizados construídos ao longo de milênios pelos povos originários”.
Gabriela Maldonado, gerente comercial da Viva Regenera, comenta que estão entusiasmados com a parceria com o Grupo Carrefour no “Floresta Faz Bem” e complementa: “É uma honra ter nosso Cacau Ativado da Floresta ao lado de produtos com propósitos tão significativos e amigos da floresta. Ele simboliza a união de uma rede que promove o comércio ético, com garantia de origem, transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva, ou seja, faz parte de uma história de transformação, na qual cada gesto contribui para um grande impacto positivo na vida das pessoas e do planeta”, complementa.
Fotos: Hélio Leite