Empresa obteve lucro líquido de R$ 39 milhões, revertendo o resultado do 1T23
Na última terça-feira, 7, o Grupo Carrefour Brasil divulgou o seu relatório de vendas do primeiro trimestre. A empresa apresentou um resultado em vendas consolidadas de R$ 27,8 bilhões no 1T24, com um crescimento de 2,5% em vendas totais no varejo. Hoje o grupo ocupa o primeiro lugar no Ranking ABRAS 2024, apresentado no dia 8 de abril, durante jantar realizado pela Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS).
“O primeiro trimestre de 2024 apresentou tendências e resultados muito encorajadores, com forte comprometimento e qualidade de execução dos nossos planos para 2024. Demos passos importantes nas iniciativas de otimização da rede de lojas, com o programa de encerramento de lojas já concluído e 14 das 20 conversões de lojas planejadas para o ano em andamento ou concluídas. Durante este trimestre, também nos aproximamos da nossa meta de um run-rate de R$ 2 bilhões de sinergias por ano com a aquisição do BIG”, declarou o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Stephane Maquaire.
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Conforme sinalizado em novembro de 20023, a empresa planejou ajustar a sua rede de lojas, investindo na expansão contínua de sua presença no Atacadão e Sam’s Club e eliminando lojas que estruturalmente não entregam níveis de rentabilidade alinhados com nossas expectativas.
“Continuaremos trabalhando para extrair valor de nossas lojas convertidas, que estão maturando em ritmo acelerado. A recuperação significativa dos nossos níveis de rentabilidade refletiu esse melhor momento operacional e a assertividade na execução do nosso plano estratégico. Estamos bem posicionados para aproveitar as oportunidades de mercado em um ambiente macroeconômico e de consumo mais estabilizado, e confiantes de que 2024 será um ano de forte inflexão para o Grupo Carrefour Brasil. Continuamos focados em impulsionar as operações físicas e digitais, para superar as expectativas dos clientes e entregar o melhor valor aos nossos acionistas de forma sustentável por meio de nossas reconhecidas iniciativas em ESG”, diz Stephane.
Atacadão
Na bandeira Atacadão, a empresa obteve crescimento de vendas no geral e evolução das lojas convertidas da antiga bandeira BIG. As vendas no trimestre refletiram uma melhora na dinâmica de volume, especialmente do cliente B2B, cujo volume se recuperou diante de um ambiente inflacionário mais normal. O tráfego B2C também aumentou, beneficiando da adição de serviços focados nesse cliente.
Sam’s Club
As vendas no 1T24 atingiram R$ 1,6 bilhão, crescendo 21,5% em relação ao 1T23. Os esforços para expandir a base de membros ativos produziram um crescimento de 33,5% a/a no número de membros em março de 2024. A marca própria ganhou relevância em termos de penetração de vendas no trimestre, apresentando crescimento a/a de 2,6 p.p., atingindo 20,4% das vendas.