Movimento começa neste último trimestre tanto no Bahia quanto no Sul do país, com a entrega de novas bandeiras. Estimativa é que 30% das mudanças sejam realizadas este ano
O Grupo Carrefour Brasil pretende iniciar nos próximos meses as conversões das lojas Big e Maxxi Atacado para Hiper Carrefour e Atacadão em terras baianas. A previsão é que as obras aconteçam nos próximos 18 meses, com investimento inicial de R$ 2,1 bilhões em todo país. A estimativa é que 30% dessas mudanças sejam realizadas até o fim desse ano.
Mesmo sendo uma conversão dentro do mesmo formato, o Grupo, maior varejista do país, quer proporcionar uma nova experiência de compra aos clientes. “Estamos ampliando o número de itens disponíveis nas lojas de seis mil para dez mil, além de trazer uma série de soluções financeiras do Grupo, como o Cartão Atacadão, o pagamento via Pix e a nossa maquininha, a Apag”, explica a CEO do Carrefour Brasil, Stephane Maquaire.
O robusto plano de expansão prevê a conversão de 124 lojas das 374 unidades adquiridas em todo o Brasil. Deste total, 70 serão migradas para o formato Atacadão (38 lojas do Maxxi, 28 do Big e quatro do Todo Dia ou Bompreço). Em São Paulo, quatro lojas já foram modificadas para a bandeira Atacadão e o resultado anima Stephane. “Isso mostra o quanto estamos empenhados e dedicados no processo de integração e na busca das sinergias”, destaca.
Na Bahia, segundo o Grupo, não há pretensão de fechar nenhuma loja e se tudo ocorrer conforme planejado é esperado um aumento de cerca de 10% no quadro de funcionários, assim como aconteceu em São Paulo. Apesar dessas mudanças, para o estado o plano é que as lojas Bompreço permaneçam funcionando com o mesmo nome, devido à força regional da marca.
De acordo com CEO do Atacadão, Marco Oliveira, a expectativa nas conversões de Maxxi para Atacadão é de um aumento de 50% no volume de vendas. “Ou seja, dentro do mesmo formato, mas adaptando para o nosso padrão, conseguimos alavancar consideravelmente os resultados. Estamos reforçando a nossa consolidação no Brasil, com a missão de proporcionar a alimentação básica de qualidade, oportunidades de empregos e melhores benefícios para todos os tipos de públicos, desde pequenos comerciantes até consumidores finais, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país”, finaliza.
SUL – atacarejos em novas mãos
Três das quatro lojas vendidas pelo Carrefour ao Asun são da bandeira Maxxi e ficam em Santa Maria, na região central do Rio Grande do Sul em Viamão e Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. Elas ficarão abertas até o dia 22 de outubro, quando passarão pela transformação. O Asun entrou, recentemente, no mercado de atacarejos com a marca Leve Mais.
A quarta unidade ainda não é confirmada pelas empresas, pois estão comunicando os funcionários, mas fica na Região Metropolitana. À coluna, o Carrefour disse que há a possibilidade de os empregados serem transferidos a outras unidades que a companhia francesa comprou do Grupo Big.
Afinal, são 387 estabelecimentos, incluindo os supermercados Nacional e os hipermercados BIG. Além disso, o Asun, no momento em que comprou lojas do Nacional há alguns anos, quando ainda eram da norte-americana Walmart, fez um processo de recontratação de muitos dos trabalhadores.
As quatro lojas fazem parte das 14 que o Carrefour precisou vender para que fosse aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade) a compra do Grupo Big. A negociação de R$ 7,5 bilhões foi aprovada em maio, após uma análise que demorou mais de um ano. Só na Região Sul, a negociação envolveu 133 mercados.
Com isso, o Carrefour se tornou o maior empregador privado do Brasil. O valor da venda das lojas ao Asun não está sendo divulgado por enquanto, mas deve ser revelado no balanço trimestral, já que o Carrefour tem capital aberto, com ações negociadas em bolsa.
Enquanto isso, segue a transformação das lojas. O Carrefour já está reformando os hipermercados BIG em Bagé e no bairro Vila Nova, em Porto Alegre. As unidades serão da marca Atacadão. Outras passarão pelo processo em breve, mas ainda não há um cronograma.
Grupo Carrefour Brasil
Há mais de 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos e reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias.
Presente em todos os estados e no Distrito Federal, sua operação já abrange 779 pontos de vendas. Com faturamento de R$81,2 bilhões em 2021 e mais de 100 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e possui mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina.