Por Renato Müller
Os dois maiores e-commerces de alimentos dos Estados Unidos estão aumentando seus esforços para alavancar ainda mais a venda de produtos perecíveis em seus sites. Para isso, tanto a Amazon quanto o Walmart estão se apoiando no uso de Inteligência Artificial.
Do aumento da conveniência na experiência de compra ao aumento da automação na cadeia de suprimentos, as duas empresas têm investido em tecnologia para reduzir custos, diminuir o volume de estoque e aproveitar vantagens competitivas.
“Nosso foco é ajudar os clientes a encontrar mais rapidamente o que procuram no nosso site ou app”, disse o presidente e CEO do Walmart, Doug McMillon. No centro das transformações está o uso de dados para recomendar produtos e impulsionar as vendas. Por meio de assistentes digitais de compra, os consumidores têm encontrado mais rapidamente boas recomendações de produtos – mesmo de itens que eles nem sabem ainda que desejam.
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Por meio de recursos como buscas de produtos que usam IA Generativa para ajudar os clientes a comprar de forma mais intuitiva, o Walmart consegue responder questões como “o que comprar para receber os amigos e ver o futebol do domingo à tarde?” ou “tenho um bebê a caminho, o que preciso ter em casa?”.
Na Amazon, o Rufus, assistente de compras conversacional, contribuiu para que a varejista tivesse o melhor Prime Day de sua história neste ano. Segundo a empresa, isso aconteceu porque a IA tem ajudado os clientes a encontrar os melhores produtos para o que desejam, e mais rapidamente.