Iniciativa é uma das estratégias da companhia em parceria com a Google Cloud para atingir o objetivo até 2024
O GPA acaba de se unir com o Google Cloud, braço de tecnologias de nuvem do Google, para acelerar seu processo de transformação digital. Como parte do acordo, o grupo migrará mais de 600 servidores e cerca de 250 sistemas da atual infraestrutura para criar uma base tecnológica moderna e inteligente dentro da nuvem do Google. Também vai habilitar o uso intensivo de dados, a unificação dos canais e ganhos com soluções baseadas em Inteligência Artificial e Machine Learning.
Com isso, a varejista pretende gerar novas oportunidades de negócios, obter maiores ganhos de eficiência operacional e oferecer uma experiência única ao cliente. E dobrar as vendas online em 2 anos.
“Essa iniciativa representa um salto tecnológico, trazendo escalabilidade e flexibilidade. Esperamos alavancar o impacto da tecnologia no core do negócio com soluções mais inteligentes e aderentes ao time to market”, comenta Robledo Castro, CIO do GPA.
O aprimoramento do ambiente digital do GPA também impacta diretamente na experiência de compra dos clientes, além de preparar o alicerce para a evolução das aplicações da companhia. “O GPA trabalha para que os clientes tenham a melhor jornada de compra, cada vez mais fluída, multicanal e personalizada. Essa evolução com o Google Cloud permite que nos adaptemos rapidamente às necessidades dos nossos clientes, nos auxiliando na garantia de um atendimento customizado, eficiente e em qualquer plataforma ou canal de consumo que o cliente optar por comprar conosco”, complementa Castro.
“Ao unir o compromisso com a inovação do GPA e o melhor da tecnologia de nuvem do Google, podemos ajudar na construção de soluções cada vez mais alinhadas com as expectativas de conveniência do cliente do varejo alimentar, uma indústria que está presente no dia a dia de todos nós”, diz Marco Bravo, head do Google Cloud Brasil.
Nos próximos cinco anos, o GPA espera uma redução de custos por volta de 30% com essa tecnologia, além da modernização do ambiente digital da companhia.
Também estão participando do projeto parceiros como Accenture, Kyndryl, SoftwareAG, Semantix e Teradata.