Planejamento e estratégia são indispensáveis para extrair bons resultados; O Dia Internacional do Consumidor é um momento para colocar em prática
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma oportunidade para o setor varejista aumentar suas vendas. Levantamento recente aponta que 45% dos consumidores têm a intenção de realizar alguma compra nesta data, e, diante disso, é importante adotar estratégias adequadas e um bom planejamento das ações.
“Um ponto importante é partir do que você tem em estoque. Pode ser um bom momento para colocar em circulação uma mercadoria que está parada e não vendeu como deveria, fazendo com que o estoque gire e a promoção desses itens atraia clientes que podem comprar outros produtos”, indica Marcos Adriano Guasso, Diretor Comercial da Zucchetti.
Outro conselho é: não tomar decisões com base em suposições, mas a partir da análise de dados relevantes para embasar as estratégias promocionais. É recomendável fazer uma comparação com promoções passadas e seus resultados, identificar os produtos que tiveram boa saída, além de entender o que funciona melhor para o seu público-alvo.
“As ferramentas de gestão facilitam o acesso a esse tipo de dado, com relatórios detalhados da base de clientes, fornecedores, nível de estoque, produtos com mais giro, custo de compra e de venda, entre outros. Ainda que o varejista não tenha uma ferramenta, é fundamental que haja um processo de análise prévia dos dados que já existem em outros tipos de controle, para que as ações possam atingir seus objetivos”, acentua Guasso.
Outro ponto é entender como realizar a melhor divulgação das promoções, atraindo o cliente para a loja. Nesse quesito, as ferramentas digitais têm sido importantíssimas para chamar os clientes para as promoções. Nos pequenos comércios, o uso acentuado e direcionado das redes sociais funcionam bem para este propósito. Em caso de um varejo mais próximo de seus clientes, o envio consentido de promoções pelo WhatsApp pode ser uma opção. Além disso, há formas de divulgação que são certeiras em alguns lugares, como carro de som e panfletos. Tudo depende do olhar para com o público.
Caso a data esteja muito próxima para aplicar as recomendações acima, basta pensar na próxima data comemorativa e já preparar o planejamento. Em seguida, é só tirar os planos do papel e colocá-los em prática.