Vendas da categoria avançam em faturamento e volume, tanto na comparação com 2021 quanto em relação ao pré-pandemia
Por Renato Muller
Os supermercados americanos estão dando mais espaço nas lojas para as áreas de alimentos prontos – e os resultados têm acompanhado. As vendas de food service dentro das lojas totalizaram US$ 31,3 bilhões nos 12 meses encerrados no fim de agosto, de acordo com um levantamento da NielsenIQ. O número representa uma alta de 9,3% em relação a 2021 e de 19,2% na comparação com o pré-pandemia.
Em volume, as vendas de alimentos preparados no supermercado avançaram 2,4% na comparação anual e 7,2% em relação a 2019. O destaque ficou para as vendas de pizzas: 16,7% em valor e 20% em volume sobre 2021.
Segundo o relatório Power of Food service at Retail 2022, do FMI, desenvolvido com base nos dados da NielsenIQ, as vendas de food service dentro dos supermercados contrastam com uma redução no volume de alimentos perecíveis vendidos nas redes americanas.
“As vendas de perecíveis cresceram em faturamento, por um efeito inflacionário. Mas no food service, o crescimento é muito mais robusto, pois ocorre tanto em faturamento quanto em volume, mesmo em relação ao pré-pandemia”, comenta Rick Stein, vice-presidente de alimentos frescos no FMI.
A avaliação de Stein é que o crescimento da venda de food service decorre da mudança de comportamento dos consumidores, que, por passarem mais tempo em casa e trabalharam em home office, muitas vezes preferem a praticidade da comida pronta no dia a dia. Além disso, a alta dos preços nos restaurantes e o hábito de permanecer em casa impulsionam a compra de refeições nos supermercados.