O Flex Atacarejo anunciou a fusão com Enxuto Supermercados, movimento que marca o nascimento do Grupo Uni-X, uma nova força regional que integra a experiência de 30 anos do Flex com a tradição de 62 anos do Enxuto, totalizando 47 lojas distribuídas em diversos formatos, em 14 cidades do interior de São Paulo.
Com 7 unidades de atacarejo e 3 de varejo, o Flex Atacarejo soma-se as 37 lojas do Enxuto Supermercados, resultando em um portfólio diversificado entre supermercados, atacarejos e super proximidade, alinhado às novas demandas de consumo. A fusão dá origem a um grupo robusto, com forte capilaridade em um plano estratégico arrojado para os próximos anos.
“Temos a alegria de anunciar uma nova fase da nossa trajetória. O Grupo Uni-X nasce com força, experiência e um plano ambicioso de crescimento, sem abrir mão dos valores que sempre guiaram nossas decisões”, afirma Alessander Henrique Stella, CEO do Grupo Uni-X.
“A união entre Flex e Enxuto vem para promover a força das duas bandeiras, no atacado e no varejo, um movimento importante para garantir maior eficiência e solidez no plano de expansão do Grupo”, destaca Carlos Crespi Neto, Diretor de Novos Negócios do Grupo Uni-X.
Expansão e Reposicionamento
Como parte do plano de consolidação, o grupo anuncia a abertura de uma nova loja em Campinas, além da reestruturação das bandeiras. As unidades que operavam sob o nome ASP Supermercados passarão a adotar a marca Enxuto, fortalecendo a identidade da rede no interior paulista. Em contrapartida, duas unidades serão descontinuadas, em uma estratégia de concentração de esforços em pontos de maior potencial.
Outro destaque é a transformação do modelo “Enxuto Aqui”, atualmente voltado a unidades localizadas em condomínios residenciais, que serão convertidos em uma rede de franquias. A meta do novo projeto é alcançar 300 lojas até 2030, levando conveniência e proximidade a bairros e comunidades em rápida expansão urbana.
Logística Integrada
Para sustentar o crescimento e garantir maior eficiência operacional, o Grupo Uni-X centralizou suas operações logísticas no centro de distribuição em Jaguariúna. Com 14 mil metros quadrados de área e capacidade para mais de 3 mil posições/paletes, o centro passa a ser o coração logístico da companhia, apoiando tanto o varejo tradicional quanto os formatos de proximidade e atacarejo.
O CEO do grupo Alessander Stella ressalta que o foco da nova fase está na inovação com responsabilidade, mas mantendo a essência e a tradição que consolidaram o Flex Atacarejo e o Enxuto Supermercados. “Agradecemos a confiança de nossos colaboradores, parceiros, fornecedores e, principalmente, de nossos clientes, que continuam sendo o centro de todas as nossas decisões. Nosso compromisso é evoluir sem perder nossa essência”, afirma.
Com a criação do Grupo Uni-X o mercado supermercadista regional presencia o nascimento de um player com capacidade de competir em múltiplos formatos, otimizar operações e expandir de forma sustentável. A união estratégica reforça tendências de concentração e profissionalização do setor, ao mesmo tempo em que mantém o DNA local que sempre pautou as trajetórias do Flex e do Enxuto.