Por Renato Müller
A crise de alguns é a oportunidade para outros. No dia 23 de dezembro, a rede britânica de supermercados Iceland viu o volume de vendas em seu site dobrar, com até três vezes mais consumidores em seu e-commerce – tudo porque a rival Morrisons teve uma série de problemas técnicos em seus sistemas.
Em um dos momentos mais intensos do ano, os clientes do programa fidelidade More, da Morrisons, não conseguiram resgatar seus pontos para transformá-los em descontos em suas compras. Também houve casos de pedidos cancelados, fazendo com que famílias precisassem encontrar rapidamente uma alternativa para o peru de Natal.
Entra em cena a Iceland, que, com um foco bastante intenso em produtos congelados, se tornou o destino de muitos consumidores desatendidos pela rival. As vendas de peru saltaram 200% em questão de horas, enquanto produtos como carne de porco e pudins natalinos esgotaram das prateleiras.
Em uma entrevista para o site Retail Gazette, um porta-voz da Iceland comentou com humor ácido: “como o Papai Noel, nós sempre entregamos, chova, faça sol ou esteja nevando. Agradecemos à Morrisons pelos pedidos extras e desejamos a eles um Feliz Natal”. Os portadores do cartão fidelidade Bonus, da Iceland, com mais de 60 anos também receberam um desconto adicional de 10% nas lojas físicas, válido para a última semana do ano – sempre uma oportunidade extra de impulsionar as vendas.