<< Voltar pra Home

Negócios



EXCLUSIVO: Grupo Mateus vai inaugurar uma loja por semana até o Carnaval e prepara um novo formato de negócio

25 de novembro de 2021
 - 
05:30
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “EXCLUSIVO: Grupo Mateus vai inaugurar uma loja por semana até o Carnaval e prepara um novo formato de negócio”

Em entrevista exclusiva à SuperHiper, Head de RI, Marcelo Korber disse que a médio prazo ainda tem muita onda para surfar com atacarejos nas novas regionais do Nordeste                                                                                             

O trabalho é árduo para toda a equipe do grupo Mateus que quer inaugurar uma loja por semana até o Carnaval que cai na virada de fevereiro para março. A rede que se destacou por somar quase 200 lojas nos estados do Norte e Nordeste do país está bem animada com as novas regionais abertas recentemente na Bahia e em Pernambuco.

Serão inauguradas até o Natal lojas da Camiño em Itinga-MA e Dom Eliseu-PA. O Supermercado Mateus vai estrear em Canaã dos Carajás-PA e em Estreito-MA.  O Mix Atacarejo e o Eletro Mateus abrirão suas portas em Bragança-PA.

Bem otimista, o Head de Relações com Investidores do grupo Mateus falou com exclusividade à SuperHiper nesta quinta-feira. O executivo Marcelo Korber disse que já bateu a meta de abertura do número de lojas em 2021 e para 2022, citou que será maior, porém não quantificou.

Sobre o biênio da pandemia, citou que 2020 foi bem desafiador com crescimento e ganho de rentabilidade, super relevante. Em 2021, apesar do crescimento num ritmo menos acelerado, fechou os segundo e terceiro trimestres com faturamento positivo de 2% para as mesmas lojas. Detalhe: a rede previa queda de até 5% no período.

Multicanalidade

A foto acima é da recente inauguração do Camiño Supermercados em Zé Doca, interior do Maranhão

Ciente de que o modelo atacarejo chegará à maturidade daqui a alguns anos, a rede já se prepara para um novo formato. O objetivo é fornecer a experiência do super e ao mesmo tempo o mix mais enxuto do atacarejo para transformadores e comerciantes locais, antecipou o Head de RI da companhia. Segundo ele, esse modelo se adequa às cidades pequenas e médias, onde as grandes redes não chegam.

A loja-piloto, ainda sem bandeira definida, será testada dentro da Camiño Supermercados a ser inaugurada nesta sexta-feira. O super híbrido, como tem sido chamado no grupo, é um supermercado com todos os serviços de padaria, açougue, peixaria que atende às famílias e ao lado, com entrada pelo interior da loja, uma passagem para um atacarejo mais simples, bem menor e com skus de maior giro. Como a concorrência é baixíssima nessas regiões, as lojas tendem a se tornar o shopping center da cidade. Até março, serão abertas outras duas lojas com o formato que se vislumbra para o futuro.

Eventualmente, o novo formato poderá ser aberto em conjunto com o Eletro Mateus – marca do grupo que comercializa eletrodomésticos, linha branca e móveis. Se o terreno comportar e a cidade justificar o negócio, por que não os agrupar?

Com logística própria e centros de distribuição em três Estados, o Mateus domina as estradas do Norte e Nordeste e fomenta a multicanalidade com rotas inteligentes, aproveitamento e economia do transporte que vai de um ponto a outro e no caminho abastece modelos distintos de Varejo de Alimentos e Eletro.

Maré do Atacarejo

“As lojas que forem abertas em até 5 anos, na nossa cabeça, são lojas que vão performar e ter retorno com formato dominante. Ainda tem espaço para crescer e ganhar share em relação a outros espaços do varejo. Isso está muito claro, mas ela tem um limite. O formato de atacarejo é genial, funciona muito bem, temos nossas particularidades que tornam o nosso atacarejo muito diferente e na nossa opinião, muito melhor, com a colocação dos serviços em nossas lojas – padaria, açougue, peixaria. Assim, a gente quer sim surfar essa onda nesse período com as novas regionais do Nordeste ( BA, PE, AL, RN). Tem muito espaço para surfar o atacarejo, complementou o executivo”.

Olhando para frente, o Head do Grupo Mateus vê o formato cash and carry se esgotar. “Não há mais espaço para tantos, você vai ter colocações pontuais aqui ou aí …. o modelo demanda funcionários, logística com 5 mil m² de vendas. Na nossa expectativa, vai ser mais complicado abrir uma loja de atacarejo e conseguir ter mercado suficiente para justificar o volume que você precisa”, conclui Korber. Visualizando o cenário, enxerga atacarejos menores nos próximos lançamentos.

IPO na B3

Um ano após se lançar na Bolsa de Valores, B3, a Squadra Investimentos comprou 110 milhões de ações ordinárias do Grupo Mateus e hoje é o principal acionista com mais de 5% do capital da companhia.

O executivo chamou atenção para o fato de investidores Pessoa Física somarem 70 mil pessoas, “um número muito representativo em relação aos pares e concorrentes, de longe é a empresa com mais investidores com CPF do segmento no mercado”.

Colocar o Mateus na B3 ajudou a tornar a empresa mais conhecida no Eixo Rio-SP, região Sudeste do Brasil, porém o trabalho ainda é muito grande, há muito por fazer para captar investidores nacionais e estrangeiros.

Na próxima década, não está descartada a expansão para outras regiões como a vizinha Centro-Oeste.

Tamanho e SKU’s por bandeira

Camiño

– 1.400 m² (área de venda)

– 8 mil SKU’s

Super Híbrido

– 2.400 m² (área de venda)

– 12 mil SKU’s

Supermercado Mateus

– 1.800 m² (área de venda)

– 12 mil SKU’s

Mix Atacarejo

– 4.500m² (área de venda)

– 14 mil SKU’s


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cálculos da ABRAS apontam que há 357.300 vagas de emprego abertas no setor

Maior parte das vagas está concentrada no Sudeste (207. 861), seguido do Sul (66.553 vagas), do Nordeste (51.867 vagas) e…
Image

Satisfação do consumidor em fevereiro sobe para 79,18%

Indicador ISNV-Consumidor acompanha as manifestações dos clientes a respeito das suas experiências nos supermercados Para a análise do Índice nacional…
Image

Grupo Zonta recebe homenagem pelos 50 anos do Condor

Nascida do bairro do pinheirinho, empresa conta hoje com 56 lojas e quase 14 mil colaboradores O fundador e presidente…
Image

Sadia celebra 80 anos e promove “onda amarela” nos pontos de venda pelo Brasil

Com um plano robusto de comunicação, promoção anunciada presenteará os consumidores com R$ 10,2 milhões Para promover a promoção “80…