Única empresa brasileira de tecnologia presente no evento mostra as soluções mais assertivas para os supermercados
Por Adriano Sambugaro
A Euroshop é considerada a maior feira voltada para a indústria varejista do mundo. Enquanto na NRF, evento que acontece anualmente em Nova Iorque as palestras são a principal atração e muito se discute sobre tendências do setor, na Euroshop o protagonismo são das soluções prontas para aplicação imediata no varejo.
O Brasil está representado pela InWave, única empresa brasileira expositora no setor de tecnologia do evento. A empresa destacou três tecnologias para aumento da eficiência operacional nas lojas, que atuam tanto na redução de perdas, quanto no aumento de produtividade, aumento das vendas e redução de custos.
Gôndolas giratórias
Uma das soluções em exposição é a gôndola com prateleiras giratórias, que garantem a parte frontal das prateleiras preenchidas de produtos (perfeitamente organizados por canaletas e um pusher). Isso garante uma exposição atraente e organizada, sem rupturas, mesmo que existam poucos produtos na área de vendas. Além disso, o equipamento reduz custos com mão de obra pois a reposição dos produtos pode acontecer em intervalos maiores.
Na prateleira giratória, o abastecimento é feito através da parte posterior – acessada facilmente, por uma manivela. Isso garante que o primeiro produto incluído na gôndola fique na parte frontal (regra geral), sendo retirado primeiro pelo cliente. Essa é a base do sistema PVPS: “primeiro que vence, primeiro que sai”, evitando as perdas por vencimento.

Mais inteligência para venda de FLV
As etiquetas eletrônicas de preço estão presentes na Euroshop em diversos formatos e aplicações. Entretanto, este tipo de solução chamou atenção ao ser associada a uma solução de imagem na área de FLV. O sistema é aplicado nos expositores de frutas, verduras e legumes e combina diversas funções:
- Melhorar a experiência de compra, pois a etiqueta eletrônica é acionada com as mãos, trazendo informações adicionais sobre o produto como origem, dicas de conservação, etc;
- Menos rupturas, já que as imagens geradas pela câmera são acessadas remotamente permitindo verificar visualmente a exposição, detectando a necessidade de reabastecimento e;
- Menos desperdícios, viabilizado pelo sistema de coleta dados de intenção de compra, que funciona a partir do movimento das mãos, relação preço x intenção de compra x venda e outros dados, permitindo a gestão mais inteligente do setor.

Mais agilidade de atendimento na frente de caixa
O EASiCash, solução para gestão de frente de caixa desenvolvida para Inwave também tem como principal objetivo o aumento da eficiência operacional. O sistema funciona com a integração de diversas tecnologias em uma só plataforma: sistema de frente de caixa, áudio e imagens das câmeras, telefonia e o sistema EAS. Com o EASiCash é possível realizar o monitoramento em tempo real ou auditoria das operações de frente de caixa, além de centralizar a supervisão dos caixas de forma remota em uma cetral. Assim, uma operação de cancelamento de item por exemplo que poderia levar minutos para ser realizada na loja, com a necessidade de deslocamento de um fiscal até o caixa, pode ser feita em cerca de 20 seg em uma central que controla diversas lojas com mais agilidade e menos custos de operação.
Além das duas funcionalidades citadas acima, o EASiCash possibilita a gestão baseada em dados, como venda dos produtos (dados dos PDVs), estatística por operação de caixa, produtividade do operador de caixa, tempo de atendimento e etc.
O mundo todo está alerta para a necessidade de aumentar a eficiência operacional, reduzindo perdas de diversas causas e ampliando a capacidade do varejo de produzir melhores resultados. Buscando sempre a satisfação do cliente e atendimento mais rápido.

