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Euroshop 2023: o varejo deve ser atrativo e prazeroso

De Administrador SH
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Especialista aponta três pontos de atenção importantes para o setor supermercadista: Retailment, iluminação e infraestrutura

A Euroshop 2023 terminou no dia 02 de março e proporcionou um clima excelente a todos que participaram. Foram ao total mais de 81.000 visitantes do mundo todo, e o evento foi um motivador para o comércio varejista, provando-se ser uma fonte de inspiração, ainda mais tendo em vista os três anos anteriores, que desafiaram os varejistas, principalmente nas áreas de digitalização, gerenciamento de energia e sustentabilidade.

Segundo o diretor administrativo da Messe Düsseldorf, Erhard Wienkamp,  o evento cumpriu seu objetivo de trazer bons contatos e relacionamento entre os visitantes. “Estamos muito satisfeitos que a Euroshop mais uma vez tenha cumprido sua missão como principal feira comercial do mundo, oferecendo muita orientação”, finaliza.

Enumerar todas as novidades apresentadas pelos 1.830 expositores é bem desafiador, mas a SuperHiper selecionou alguns pontos importantes para o varejo, com a colaboração do CEO Transforma Varejo e Supermercado Katucha, Rafael Haddad, que trouxe três pontos importantes a serem observados.

1. Retailment (Retail + entertainment)

Desde a NRF tem-se falado muito do varejo com o entretenimento, ou seja, retail + entertainment, uma loja com muito mais entretenimento e experiência para os clientes. É necessário apresentar novas ideias para atender os compradores, pois eles querem mais do que comprar, precisam de um “lugar para se estar”, ter prazer em ir aquela unidade para encontrar amigos, por exemplo, ou ter algum tipo de distração.

Segundo Haddad, “uma das grandes batalhas dos europeus nos últimos anos foi tornar o supermercado um ambiente atrativo e prazeroso. Percebi como as lojas investiram em painéis de led, painéis interativos, totens digitais, televisões e ações de marketing junto com a indústria”.

O importante é investir em algo com tecnologia e que favoreça o cliente, além de atrair o shopper. “O uso de Hologramas e Inteligência artificial dentro das lojas estavam chamando a atenção como a principal tendência de inovação e entretenimento”, finaliza Haddad.

2. Iluminação

“Na minha visão, esse é um assunto muito pouco conhecido e explorado pelo varejo brasileiro”, aponta Haddad, um dos pontos importantes e que chamou a atenção de quem passou pelo o evento, a iluminação das lojas, dos produtos, para realçar os expositores de alimentos e das lojas com a luz.

Para a empresa Imoon, que esteve presente, ela ofereceu aos varejistas a oportunidade de experimentar diversas opções para displays. Para as áreas dedicadas a mercearia, frutas, legumes, verduras e peixaria, eles apresentaram sugestões para otimizar e reduzir a complexidade da instalação. A empresa, em seu stand, pensou uma estrutura para favorecer os alimentos e tornar o ambiente agradável.

Veja o vídeo:

“Uma das coisas que mais me impressionou foram os supermercados trazerem o conceito de luzes de outros ramos do varejo, como varejos de vestuários e modas luxuosas. Em Edeka, por exemplo, eles trouxeram o arquiteto que projetou as lojas da Gucci para desenvolver esse conceito”, comentou Haddad.

3. Refrigeração e Infraestrutura

“Os expositores apresentaram soluções muito eficientes para o dia a dia do varejo, como gôndolas que giram 360 graus, para que os repositores abasteçam por trás, respeitando o processo de peps e pvps”, explicou Haddad. “Geladeiras com portas que abrem de forma automática, através da aproximação da mão do cliente”.

Além disso, a feira apresentou opções sustentáveis para as lojas, não somente para a proteção do clima, mas também através do uso de materiais inovadores e biodegradáveis para a montagem de lojas, como resfriamento, aquecimento, refrigeração, ar condicionado, inovações tecnológicas que ajudam a tornar lojas físicas mais eficientes e menos intensivas em energia. O monitoramento do consumo de energia e a sustentabilidade desses sistemas são, portanto, particularmente importantes.

Confira o vídeo:

Foto: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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