Por Renato Müller
O mercado alemão é um dos mais desenvolvidos do mundo quando se trata de supermercados orgânicos, mas mesmo nesse mercado, ainda existem grandes oportunidades de evolução e consolidação de mercado. De acordo com um estudo divulgado pelo EHI Institute, as empresas líderes de mercado já têm uma presença significative em toda a Alemanha, mas sua quantidade de lojas é bem pequena em relação às supermercadistas tradicionais.
Segundo o levantamento, o panorama dos supermercados orgânicos na Alemanha continua sendo dominado pela Denn’s Biomarkt, uma divisão do grupo atacadista de alimentos organicos Dennree. Com 370 pontos de venda na Alemanha e 34 na Áustria, essa é a maior empresa do setor no país. Além de contar com 404 lojas próprias, a Denn’s Biomarkt também abastece 539 lojas independentes de alimentos naturais. O grupo Dennree fechou 2024 com 1,49 bilhão de euros de faturamento.
A Alnatura é a segunda maior rede de orgânicos da Alemanha, com 153 unidades de sua rede Super Nature Markets. No ano passado, a empresa investiu fortemente na modernização de seus pontos de venda em cidades como Munique, Colônia, Bonn e Bremen. A Alnatura tem lojas com área media de vendas de 625 metros quadrados, oferecendo um mix de cerca de 6 mil itens. A empresa também abastece aproximadamente 15 mil lojas em 15 países.
O top 3 do varejo orgânico alemão é completado pela Bio Company, fundada em Berlim em 1999 e com 61 lojas no país, que oferecem de 8 mil a 10 mil SKUs com foco na produção regional. Desde o início de 2025, a empresa realiza entrega por meio de bicicletas elétricas em 11 distritos da capital alemã.
A partir daí, o cenário é de redes regionais, com presença pouco marcante a nível nacional: Ebl-Naturkost (31 lojas na região de Frankfurt), Aleco (28 pontos de venda em Bremen e Baixa Saxônia), Super Bio (25 lojas na Renânia do Norte e Baixa Saxônia), Voll Corner Biomarkt (20 lojas em Munique), Erdkorn (14 unidades em Hamburgo), Vorwerk Podemus (11 lojas em Dresden) e GLP (10 unidades ao redor de Berlim).