<< Voltar pra Home

Negócios



Em pouco tempo, mercado plant based deve dobrar de volume no Brasil

20 de setembro de 2021
 - 
18:59
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Em pouco tempo, mercado plant based deve dobrar de volume no Brasil”

Pesquisa da Euromonitor International constatou que 4 a cada 10 consumidores preferem produtos vegetais, alternativos à carne, por questões de saúde

A Euromonitor International acaba de lançar um estudo sobre o consumidor flexitariano e plant based ao redor do mundo. Os especialistas Tom Rees e Amrutha Shridhar analisaram as inovações em alternativas de carne, laticínios e frutos do mar e porque os consumidores estão adotando dietas mais ‘flexitarianas’. Eles também exploram as inovações da indústria em termos de novos produtos, comportamentos e preferências dos consumidores ‘flexitaristas’ e plant-based (com base em nossos dados de pesquisa).

Os consumidores estão buscando carnes e produtos animais mais sustentáveis ​​e éticos, e as alternativas surgiram para atender à demanda. As preocupações com a saúde também estão impulsionando o crescimento de substitutos plant-based, enquanto os desenvolvimentos em alimentos cultivados em laboratório têm o potencial de remodelar fundamentalmente a forma como os alimentos são produzidos.

De acordo com a pesquisa da Euromonitor, 23% dos consumidores globais estão tentando limitar o consumo de carne. Embora a razão para a mudança varie, 37% dos entrevistados disseram que comem alternativas de carne para se sentirem mais saudáveis, enquanto 21% também citam a preocupação ambiental como uma razão para o consumo.

Segundo a Euromonitor International, a previsão de tamanho de mercado de Other Milk Alternatives em 2021 (considera Janeiro a Dezembro de 2021) no Brasil é de 12,7 milhões de litros consumidos e faturamento de R$ 184,9 milhões. Trata-se de um crescimento de 15,2% em volume e 21,2% em valor quando comparados os dados de 2020, onde a categoria atingiu os 11 milhões de litros de bebidas vegetais consumidos e R$ 152,6 milhões de faturamento (considerando as vendas do varejo ao consumidor final).

De 2016 a 2021 o crescimento consolidado da categoria no Brasil foi de 540,6% em volume e 665,2% em valor. A previsão de 2021 a 2026 é de um crescimento de 84,7% em volume e de 103,8% em valor. A previsão é de que em 2026 o tamanho de mercado em volume será de 23,5 milhões de litros consumidos e R$ 376,9 milhões em faturamento.

De acordo com o instituto, o tamanho de mercado de Meat Substitutes em 2020 (consolidado de Janeiro a Dezembro de 2020) no Brasil foi de 7 mil toneladas consumidas e R$ 373,4 milhões em faturamento, um crescimento de 11,3% em volume e 16,6% em valor em 2020 quando comparado a 2019.

De 2015 a 2020 o crescimento consolidado da categoria no Brasil foi de 41,3% em volume e de 69,6% em valor. A previsão de crescimento de 2020-2025 é de 66,6% em volume e de 58,5% em valor. A previsão é de que em 2025 o tamanho de mercado em volume será de 11,6 mil toneladas e faturamento de R$ 592 milhões.

Marcas como Beyond Burger e Impossible ficaram firmemente gravadas nas mentes dos consumidores no Ocidente. Na Ásia, especificamente no vasto mercado potencial da China, os desenvolvimentos são promissores, com a marca Omnipork, da OmniFoods, liderando o caminho, lançada em mais de 200 lojas de varejo chinesas a desde agosto de 2020.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

X Supermercados reinaugura loja em Guarulhos (SP)

Modernizado e ampliado, empreendimento conta agora com 2 mil metros quadrados Seguindo o seu planejamento de modernização e expansão de…
Image

Sopa: Ajinomoto lança novo sabor da linha Vono

Forte em fibras e com redução em 36% de sódio, Mandioquinha com Frango é ótima opção para o pós treino…
Image

Grupo Dia conclui venda de lojas à Auchan por 155 milhões de euros

Foram negociadas ao grupo francês um total de 489 lojas de bandeira Minipreço e MaisPerto em Portugal O Grupo Dia…
Image

Na Alemanha, Edeka testa verificação de idade por IA

Maior supermercadista do país usa tecnologia para estimar idade dos clientes na compra de bebidas alcoólicas Por Renato Müller No…