Vendas online de supermercados têm melhor Natal da história, impulsionadas pela modalidade “clique e retire”
Por Renato Müller
As vendas de alimentos no varejo online chegaram a US$ 9,1 bilhões em dezembro, um crescimento de 2,4% em relação a 2021 e o melhor Natal da história, de acordo com dados da consultoria Brick Meets Click a da Mercatus. Os números foram impulsionados pelo aumento do número de clientes comprando alimentos online na preparação para o Natal e por uma ligeira alta no tíquete médio.
Segundo a pesquisa, o volume de clientes comprando online para retirar em loja aumentou em dezembro, mostrando a intensificação da tendência de transações omnichannel e reforçando a importância de preparar as lojas para lidar com um novo tipo de demanda dos consumidores. Enquanto as vendas online como um todo subiram 2,4% na comparação anual, o volume movimentado em transações omnichannel saltou 15,7%, para US$ 4,4 bilhões. Por outro lado, houve queda de 8,3% no uso do serviço de delivery das redes de supermercados, para US$ 1,5 bilhão.
“Os varejistas têm investido pesado na modalidade de ‘clique e retire’, que reduz os custos de última milha e permite oferecer frete grátis para os consumidores”, afirma David Bishop, sócio da Brick Meets Click. Para ele, embora os preços mais baixos (em relação ao delivery) impulsionem essa modalidade, a capacidade de execução consistente na loja física está ajudando a aumentar a retenção e o engajamento dos atuais clientes.