Home SeçõesInternacional Efeitos positivos da IA já são percebidos no varejo

Efeitos positivos da IA já são percebidos no varejo

Estudo do SPAR Group mostra que aumento da produtividade, melhor gestão de estoques e segurança alimentar são principais benefícios para as empresas

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

Os consumidores querem que a Inteligência Artificial seja usada pelo varejo para entregar personalização e ofertas mais relevantes, além de um processo de pagamentos mais rápido e a disponibilidade de assistentes digitais nas lojas físicas. Já o varejo, atualmente, tem visto mais benefícios do uso de IA especialmente na melhoria da gestão de estoques, na segurança alimentar e no aumento da produtividade das equipes.

Essas são as conclusões de um estudo realizado pelo SPAR Group com mais de mil consumidores e 60 executivos de varejo. De acordo com o levantamento, 70% dos clientes estão familiarizados com o uso de IA nas lojas onde compram e mais de 50% têm uma percepção positiva da tecnologia. Por isso, eles esperam um uso mais intenso da IA para oferecer recursos como promoções, informações sobre produtos, checkout rápido e assistentes digitais de compra.

Entre os varejistas, 75% das empresas disseram que a IA tem tido um impacto positivo nas operações das lojas, aumentando a eficiência do negócio e diminuindo o índice de ruptura nas gôndolas. Tanto varejistas quanto consumidores acreditam que a Inteligência Artificial tem o potencial de facilitar os processos de compra, aumentar a reputação das marcas e melhorar a experiência de compra e venda.

“O varejo pode fazer um trabalho bem melhor explicando os benefícios do uso de IA para os clientes, mas o que já foi desenvolvido mostra que a tecnologia impulsionará o crescimento de todo o setor”, afirma o CEO e presidente do SPAR Group, Mike Matacunas.

O estudo também aponta que mais de 95% dos varejistas concordam que a IA tem um impacto positivo sobre seus negócios, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Do lado dos consumidores, o uso de assistentes digitais e listas personalizadas de compras, ao lado da possibilidade de sempre ter o produto desejado em estoque, são considerados os maiores benefícios do uso da tecnologia pelas redes varejistas.

“Todo cliente quer comprar melhor, economizando tempo e dinheiro. O varejo e a indústria precisam encarar essa realidade e desenvolver processos e aplicações que atendam às demandas dos clientes e criem mais diferenciação em relação à concorrência. A IA permite realizar tudo isso”, conclui Matacunas.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada