Por Renato Müller
Os consumidores querem que a Inteligência Artificial seja usada pelo varejo para entregar personalização e ofertas mais relevantes, além de um processo de pagamentos mais rápido e a disponibilidade de assistentes digitais nas lojas físicas. Já o varejo, atualmente, tem visto mais benefícios do uso de IA especialmente na melhoria da gestão de estoques, na segurança alimentar e no aumento da produtividade das equipes.
Essas são as conclusões de um estudo realizado pelo SPAR Group com mais de mil consumidores e 60 executivos de varejo. De acordo com o levantamento, 70% dos clientes estão familiarizados com o uso de IA nas lojas onde compram e mais de 50% têm uma percepção positiva da tecnologia. Por isso, eles esperam um uso mais intenso da IA para oferecer recursos como promoções, informações sobre produtos, checkout rápido e assistentes digitais de compra.
Entre os varejistas, 75% das empresas disseram que a IA tem tido um impacto positivo nas operações das lojas, aumentando a eficiência do negócio e diminuindo o índice de ruptura nas gôndolas. Tanto varejistas quanto consumidores acreditam que a Inteligência Artificial tem o potencial de facilitar os processos de compra, aumentar a reputação das marcas e melhorar a experiência de compra e venda.
“O varejo pode fazer um trabalho bem melhor explicando os benefícios do uso de IA para os clientes, mas o que já foi desenvolvido mostra que a tecnologia impulsionará o crescimento de todo o setor”, afirma o CEO e presidente do SPAR Group, Mike Matacunas.
O estudo também aponta que mais de 95% dos varejistas concordam que a IA tem um impacto positivo sobre seus negócios, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional. Do lado dos consumidores, o uso de assistentes digitais e listas personalizadas de compras, ao lado da possibilidade de sempre ter o produto desejado em estoque, são considerados os maiores benefícios do uso da tecnologia pelas redes varejistas.
“Todo cliente quer comprar melhor, economizando tempo e dinheiro. O varejo e a indústria precisam encarar essa realidade e desenvolver processos e aplicações que atendam às demandas dos clientes e criem mais diferenciação em relação à concorrência. A IA permite realizar tudo isso”, conclui Matacunas.