Entrar em SP com a aquisição do Giga Atacado foi o marco no período, quando as vendas cresceram 7,7% no geral e 6,5% nas mesmas lojas, revela balanço publicado pela multinacional
O Ebitda da Ceconsud Brasil cresceu 5,1% atingindo R$ 138,6 milhões 2T22 contra R$ 131,9 milhões no 2T21. A margem Ebitda foi de 6,3% comparado a 6,5% no mesmo período do ano anterior. A redução na margem deveu-se em grande parte pelo aumento na PDD referente a joint venture na operação com cartão de crédito, em função do crescimento na inadimplência observada no mercado com um todo.
“O 2° trimestre foi marcado por uma importante conquista, nossa chegada ao mercado de São Paulo, o maior e mais importante da América Latina, por meio da aquisição do Giga Atacado, uma empresa forte, simples e com muita experiência no segmento que mais cresce entre negócios varejistas no Brasil. Estamos celebrando o momento e trabalhando para honrar essa grande oportunidade, cientes da nossa responsabilidade e dos desafios que assumimos para seguirmos crescendo de forma sustentável”, revela Sebastián Dario Los, Diretor-Presidente.
A receita líquida consolidada foi R$ 2,2 bilhões no 2T22 com aumento de +7,7% quando comparado ao mesmo período do ano anterior (R$ 2,0 bilhões). Apesar dos efeitos na queda poder de compra e a redução no auxílio emergencial do Governo, as vendas apresentaram crescimento no período refletindo em parte a inflação de alimentos. As vendas mesmas lojas tiveram aumento de +6,5% quando comparado ao 2T21, impulsionada pelos formatos de Cash & Carry e Varejo. O canal digital também teve uma contribuição para as vendas mesmas lojas no trimestre, com crescimento de 65,4% sobre o mesmo período do ano anterior.
A receita líquida no Varejo alcançou R$ 1,8 bilhão no 2T22, com aumento de +4,8% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é devido a performance dos setores de alimentos com 7,7% de crescimento e do não alimentos que vem evoluindo e apresentou um aumento de 0,2%. As vendas das lojas migradas para o Atacado representavam 1,8% das vendas do Varejo. No período, as vendas mesmas lojas foi de +4,1% comparado ao 2T21 (-3,7% no 2T21 sobre 2T20).
A receita líquida do Atacado atingiu R$ 402,5 milhões no 2T22, com crescimento de +23,1% sobre o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento continua sendo justificado principalmente pelo desempenho das 29 lojas migradas de Varejo para Atacado em 2021 e 2022. O crescimento nas vendas mesmas lojas foi de +12,3% sobre o 2T21 (+5,2% em 2T21 versus 2T20), devido a performance nos setores de alimentos, além do aumento no ticket médio.
Lucro Bruto no 2T22 foi de R$ 485,4 milhões comparado a R$ 441,3 milhões no 2T21, o que representou um crescimento de +10,0%. No trimestre, a margem bruta cresceu 0,5 pp sobre o 2T21 atingindo 22,2% comparado a 21,7% no 2T21. A melhora na margem reflete os Press Release – Segundo Trimestre 2022 11 esforços da companhia pelo equilíbrio entre os aumentos pela inflação, as negociações com os fornecedores e o repasse parcial aos preços.
Evolução Marcas Próprias
Ao final de junho, o portfólio de marcas próprias atingiu 1.076 SKU´s, 28,9% acima do mesmo período do ano anterior (835 SKU´s), com participação de 2,7% da receita líquida (3,2% da receita de Alimentos), sendo superior em 0,2 pp sobre o 2T21. Dessa forma, a receita líquida cresceu 17,6% no 2T22, quando comparado ao 2T21. No acumulado do ano, o crescimento foi de 16,2%.
No trimestre, as bandeiras Prezunic e Bretas apresentaram aumento expressivo no portfólio de produtos com marcas próprias, principalmente no setor de alimentos nas categorias de mercearia seca, mercearia salgada, no setor de hidratação e limpeza da casa (hipel). As marcas Jumbo (PET) e Zeukid (higiene infantil) continuaram crescendo. No GBarbosa houve o lançamento de acessórios para animais de estimação com a marca Jumbo.
As Despesas com Vendas no 2T22 foram de R$ 272,5 milhões, com um aumento de +5,8% sobre o 2T21 (R$ 257,5 milhões). Como percentual da receita, as despesas representaram 12,4% versus 12,7% no 2T21, com redução de 0,3 pp. Essa melhora deveu-se aos planos de eficiência e produtividade afim de minimizar os efeitos da inflação sobre os gastos.
As Despesas Gerais e Administrativas no 2T22 foram de R$ 156,4 milhões, um aumento de 44,9% quando comparado ao 2T21 (R$ 107,9 milhões). A participação na receita líquida, foi 7,1% contra 5,3% no 2T21. O incremento no trimestre reflete principalmente a revisões nas taxas de depreciação ocorrida no 2T21.
O Resultado Financeiro líquido no 2T22 foi negativo em R$ -130,9 milhões comparado a R$ -51,7 milhões no 2T21. A variação decorre do aumento na taxa de juros que afetou operações bancárias de antecipação de recebíveis, juros passivos de arrendamento, ajuste a valor presente e renegociações de prazos com fornecedores.
O Resultado líquido no 2T22 foi negativo em R$ -82,0 milhões versus R$ +35,0 milhões no mesmo período de 2021.
Lojas: foram abertas 3 no trimestre, encerrando junho com 360 lojas, sendo 322 no formato Varejo e 38 no Atacado. No mesmo período, foram inauguradas duas lojas migradas do GBarbosa para o Mercantil Atacado.
Aquisição: em maio de 2022 do Grupo Giga, que adicionou 10 lojas e um Centro de Distribuição, com a entrada no mercado de São Paulo no formato de Atacado. A conclusão da aquisição se deu em 1º de julho.