Principais redes do setor ampliam oferta de alimentos para acompanhar a mudança de comportamento de consumidores afetados pela alta da inflação
*Por Renato Müller
As principais redes de dollar stores, um dos principais formatos de descontos dos Estados Unidos, estão investindo pesado no setor de alimentos. A ideia é atrair clientes que têm procurado alternativas para a alta dos preços no último ano, ao mesmo tempo em que as empresas mantêm seu posicionamento de preços baixos.
Nos primeiros seis meses de 2022, as áreas que mais cresceram na rede de descontos Dollar General foram as de alimentos frescos e congelados. Com base nesse desempenho, a empresa está reforçando seus investimentos em FLV.
Ao mesmo tempo, a rival Dollar Tree está testando vários pricepoints para alimentos congelados, em uma tentativa de entender qual seria o ponto ideal para atrair mais clientes. Outra grande concorrente, a Family Dollar (que pertence ao mesmo grupo da Dollar Tree), tem diminuído seus preços para aumentar sua competitividade em alimentos.
A inflação em níveis recordes para os últimos 40 anos nos EUA tem feito com que consumidores de todas as classes sociais mudem seus hábitos de compra, impulsionando formatos de descontos, marcas mais populares e o consumo de itens de marca própria das redes varejistas.
“Nesse ambiente inflacionário, acreditamos que seja o momento ideal para mudar a percepção dos clientes sobre nossas lojas e entregar mais soluções acessíveis em categorias básicas, como alimentos”, disse Michael Witnyski, CEO da Dollar Tree, recentemente durante a apresentação de resultados da empresa ao mercado financeiro.