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Dia Mundial do Macarrão: item está na mesa de 99% dos lares brasileiros

Setor cresceu 4,2% em faturamento, movimentando R$ 7,7 bilhões no primeiro semestre de 2025

De Redação SuperHiper
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O Dia Mundial do Macarrão é comemorado em 25 de outubro, data que reforça a importância e a popularidade desse alimento globalmente. No Brasil, a categoria massas alimentícias cresceu 4,2%, movimentando R$ 7,7 bilhões no primeiro semestre de 2025, com mais de 654 mil toneladas em volume, de acordo com dados da Cesta Abimapi, monitorada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados, com fonte NielsenIQ.

Entre janeiro e junho, as massas secas faturaram R$ 4,5 bilhões, correspondentes a 540 mil toneladas comercializadas (82% da categoria), com destaque para as subcategorias: sêmola, com faturamento de R$ 1,5 bilhão de faturamento e 35% do volume da categoria(mais de 189 mil toneladas) consumidas no primeiro semestre; e sêmola com ovos, com faturamento de R$ 1,6 bilhão e 34,6% do volume (187 mil toneladas).

As massas instantâneas representam 14,6% da categoria, com 95 mil toneladas em volume comercializado e faturamento de R$ 2,9 bilhões. Por último, estão as massas refrigeradas, que somam 2,8% da categoria, com 18 mil toneladas produzidas até junho de 2025 e R$419 milhões em valor.

Já o estudo da Worldpanel by Numerator, encomendado pela Abimapi, mostra que o macarrão esteve presente em 99% dos lares brasileiros, no ano móvel terminado em junho de 2025. Destaque para a contribuição do crescimento em volume nos lares jovens – com 14,2% representados por lares com compradores de até 29 anos, e 25,4% de 30 a 39 anos –, independentes, ou seja, que moram sozinhos e não têm parceiros ou filhos, sendo 32,7%; e da classe C, representando 46,3% do volume.

Claudio Zanão, presidente executivo Abimapi, afirma que as massas alimentícias são um dos pilares da alimentação do brasileiro. “A principal força do setor reside na sua penetração praticamente universal nos lares. Mais do que apenas um item básico, o macarrão é um produto de consumo fundamental no orçamento familiar, ganhando relevância entre novas gerações como uma solução versátil e acessível para diferentes estilos de vida e orçamentos, renovando assim sua presença no mercado”.

Inovação e tendências

Maurizio Scarpa, diretor geral da Barilla no Brasil, afirma que o setor de massas vive um momento promissor, mas também desafiador. “Para sustentar esse avanço, é essencial que as empresas invistam em inovação e adaptação às novas demandas dos consumidores. Nosso setor precisa continuar acelerando o movimento de reformulação de produtos, como massas com maior teor de proteínas, fibras e ingredientes funcionais como lentilha, grão-de-bico e ervilha. Essa tendência ganha espaço no Brasil, impulsionada por consumidores que buscam opções mais nutritivas e equilibradas”.

Além disso, Scarpa reforça que “investimentos em embalagens sustentáveis, redução de desperdício e gestão eficiente da cadeia de suprimentos, vão ao encontro da valorização da categoria, fazendo com que as massas alimentícias deixem de ser vistas apenas como uma commodity de baixo preço.”

A Selmi, grupo que representa as marcas Renata, Galo e Todeschini, tem acelerado investimentos em inovação e qualidade para ampliar o portfólio. Em sintonia com tendências globais, oferece produtos que combinam praticidade e apelo saudável.

“Entre os produtos da Renata destacam-se a linha Veggie Protein+, massa rica em proteína vegetal, pioneira no mercado brasileiro desde 2021, que atende ao público que busca maior saudabilidade e nutrição com o aumento do consumo de proteínas. Além da presença em categorias de alimentos orgânicos, com o Macarrão Renata Orgânico Spaghetti, que atende a uma gama de consumidores mais exigentes, e também a linha Renata Sem Glúten, específica para aqueles que optam uma alimentação sem glúten, por questões de saúde ou por preferência. As massas são parte fundamental da história da Selmi. Continuamos inovando para manter nossa tradição, enquanto atendemos às novas demandas do mercado, garantindo qualidade e sabor em cada produto”, afirma Marcelo Guimarães, diretor comercial da companhia.

Marcelo Tondo Tissot, diretor da Orquidea, também aponta a necessidade de inovação constante. “O principal desafio para a nossa empresa é continuar crescendo em um mercado que tende a mudar hábitos de consumo. Seguiremos inovando em produtos e também na forma de atrair o consumidor dentro do ponto de venda”. Em 2025, a principal novidade da marca foi o lançamento das Massas Mais Molho. “São feitas em molde de bronze, o que faz com que a massa absorva mais molho, consequentemente terá mais sabor. Além deste diferencial, essas massas são feitas com ovos de galinhas livres de gaiolas. A linha está disponível em cinco cortes sendo: espaguete, linguine, parafuso furadinho, rigatone riscado e radiador”.

A Urbano investe na ampliação do portfólio. “Apostamos em massas que atendem diferentes perfis de consumo, massas sem glúten voltadas ao público celíaco e consumidores que buscam leveza; massas com grão-de-bico e espinafre, que agregam valor nutricional e proteínas vegetais; e na linha kids, em parceria com a Disney, com formatos lúdicos e receitas pensadas para incentivar hábitos alimentares saudáveis entre as crianças”, explica Janine Franzner Klitzke, gerente de marketing. “O grande desafio do setor está em inovar sem perder o apelo tradicional do macarrão, equilibrando sabor, saudabilidade e preço acessível, especialmente em um cenário de maior sensibilidade do consumidor ao custo”, conclui.

Para Ellian Chiang, gerente comercial da Bifum, indústria pioneira na fabricação de macarrão de arroz, o setor de massas no Brasil vem passando por um processo de diversificação importante. “O consumidor está mais aberto a novas experiências e atento à qualidade e ao valor nutricional dos alimentos. Dentro desse cenário, o macarrão de arroz vem ganhando destaque por ser uma opção leve, sem glúten e extremamente versátil. Nosso produto possui apenas dois ingredientes: arroz e água na sua fabricação, características que dialogam com o estilo de vida atual”, explica. “Hoje, nossa marca é sinônimo do próprio produto, quando se fala em macarrão de arroz, se fala em Bifum. Ao longo dessas seis décadas, nos consolidamos no mercado com um único produto, que une tradição e modernidade, prático e rentável, atendendo tanto ao varejo quanto ao food service”.

Anna Carolina Martins Teixeira, diretora executiva de marketing da M. Dias Branco, analisa que o setor de massas vive um momento de expansão, impulsionado pela busca dos consumidores por praticidade e custo-benefício. “Entre os principais desafios da categoria, está a educação do consumidor quanto às diferenças dos tipos de massas, ampliar o repertório de consumo, promovendo novas demandas para a categoria em termos de ocasiões e necessidades. A M. Dias Branco, apostou em uma inovação exclusiva no mercado que foi o Lámen Zero Fritura das marcas Adria, Isabela e Vitarella. Um produto que entrega benefícios associados à busca por saudabilidade, praticidade e sabor. Essa diversificação tem sido essencial para fortalecer a presença da categoria nos lares brasileiros e ampliar sua relevância no mercado”, conclui.

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