A Anvisa determinou, na última quarta-feira (26/11), o recolhimento do Vinagre de Maçã da marca Castelo, produzido pela Castelo Alimentos S/A. O item também teve a sua comercialização, distribuição e consumo suspensos.
O Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal, reprovou o vinagre de maçã Castelo no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre. De acordo com a avaliação, o produto apresentou uma quantidade da substância que não está informada em seu rótulo.
A presença de dióxido de enxofre em alimentos, principalmente se não estiver identificada, pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esse composto químico.
Pó para preparo de bebida
O “Pó para preparo de bebida vegetal” da marca Livestrong/Essential Nutrition também sofreu ação fiscal e deve ser recolhido. Com isso, o item da empresa INP Indústria de Alimentos Ltda. teve a sua comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e consumo suspensos pela medida.
O produto está irregular porque contém proteína de fava hidrolisada, que ainda não teve a sua segurança avaliada para uso em alimentos.
Picolé com creatina
Outro item atingido pela ação de fiscalização da Anvisa é o Picolé de Açaí, Guaraná e Canela Naturalle Ice, da empresa J M J Re Torres Indústria de Alimentos Ltda. Da mesma forma, foram suspensos a comercialização, a distribuição, a fabricação, a divulgação e o consumo do produto.
A creatina também não teve a sua segurança avaliada para utilização em alimentos, sendo autorizada apenas em forma de suplementos voltados ao público adulto.
Clique aqui e leia a Resolução no Diário Oficial da União.
Fonte: ANVISA, 26/11/2025
NOTA OFICIAL
Castelo anuncia adequação à Anvisa e faz comunicado ao setor varejista
Empresa seguirá norma da agência sobre lote específico do produto Vinagre de Maçã e informa setor de varejo para revisão de itens
A Castelo Alimentos S.A informa que, conforme a determinação da Anvisa, está adotando todas as medidas necessárias relacionadas ao lote 12M2 do Vinagre de Maçã.
De acordo com a agência, o lote apresentou uma quantidade acima do indicado de dióxido de enxofre.
A empresa está atuando junto ao setor supermercadista e de varejo para o anúncio do recolhimento do lote informado. E reforça aos consumidores as iniciativas para substituição das unidades indicadas.
A Castelo reafirma o compromisso com a qualidade, a segurança e a transparência, valores que norteiam nossa atuação ao longo desses 120 anos de história, pois sabe que o consumidor confia na marca pela consistência e pelo cuidado com a excelência.
Mesmo sendo um caso isolado, a empresa está cooperando integralmente com os órgãos reguladores e comunicando prontamente os consumidores e varejistas.
Em nota, a Castelo instrui o mercado varejista a informar os dados abaixo, caso possuam produtos do referido lote.
Dados do lote envolvido
- Produto: Vinagre de Maçã
- Marca: Castelo
- Lote: 12M2
Solicitamos aos nossos clientes varejistas que:
1. Suspendam imediatamente a venda de produtos pertencentes ao lote acima;
2. Segreguem o estoque, retirando as unidades do ponto de venda e armazenando-as separadamente;
3. Entrem em contato com seu representante comercial Castelo ou com nossos canais oficiais para orientações sobre coleta, devolução e/ou créditos/substituições referentes às unidades em estoque.
Canal de atendimento
E-mail: comercial@casteloalimentos.com.br
Tel: 11 4589-7109
Reforçamos que esta é uma medida preventiva e alinhada às orientações do órgão regulador, em consonância com nosso compromisso de mais de 120 anos de história, prezando pela qualidade, a segurança dos alimentos e o respeito aos nossos parceiros comerciais e consumidores.