Home SeçõesLojas Demanda por detergente para lavar louça cresce 12% em 2020

Demanda por detergente para lavar louça cresce 12% em 2020

De Administrador SH
0 Comentário

Por conta da pandemia, o consumo de detergente para pia e máquina de lavar louça subiu em toda a América Latina, revela estudo da Kantar

Famílias aperfeiçoaram hábitos por conta da pandemia e consumo de detergente líquido de lavar louça cresceu 12%, assim como do produto em pó e dos tabletes para máquinas de lavar na América Latina em 2020. A categoria lidera o aumento das vendas entre os produtos de limpeza e cuidados com o lar, de acordo com a pesquisa Winning Omnichannel, da Kantar.

“É um movimento que acontece desde o início da pandemia, com as pessoas mais tempo em casa, inclusive, cozinhando mais, o que provocou uma grande mudança no setor de produtos de limpeza, principalmente, para uso doméstico”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

Segundo o executivo, a produção de detergentes ficou, praticamente, estável entre os anos de 2015 e 2019 – passou de cerca de 484 mil litros, em 2015, para 487 mil, em 2019. “Foi um aumento de demanda, de certa forma inesperado em 2020, mas que foi bem absorvido pelos fabricantes de saneantes”.

Um detalhe que chama a atenção é o aumento na procura pelos produtos destinados à higienização em máquinas de lavar-louças”, diz ele, lembrando que a indústria tem feito investimentos e lançado produtos direcionados para a higienização em máquinas.

“Nos últimos anos, tivemos diversos lançamentos de produtos específicos para uso em máquinas lava-louças. É um nicho que tem tido bastante crescimento em 2021 e pode repetir a alta de dois dígitos do ano passado”, completa.

Hoje, a indústria de saneantes já oferece uma série de alternativas de detergentes para lavagem em máquina, ao contrário de anos passados quando havia apenas duas ou três marcas disponíveis nas gôndolas.

Coincidência ou não, o eletrodoméstico virou objeto de desejo dos brasileiros. De acordo com dados do Google, a máquina de lavar-louças foi o eletrodoméstico que registrou a maior alta entre as pesquisas dos internautas do Brasil em 2020, com crescimento de quase 95%.

“Este é um dos reflexos que notamos com a chegada da pandemia. Passando mais tempo em casa, é natural que as pessoas busquem alterativas para tornar a limpeza diária mais fácil e confortável”, analisa Engler.

Uma das vantagens da lavagem da louça em máquina é que, além de prática, pode economizar de 80% a 90% de água, na comparação com a limpeza de forma manual. “Isso é primordial, especialmente, quando estamos prestes a enfrentar uma grande crise hídrica, como a que deve acontecer neste ano”, complementa o responsável da entidade.

Os fabricantes ressaltam a qualidade da higienização da lavagem em máquina, já que muitos dos detergentes desenvolvidos possuem enzimas que limpam e desengorduram com maior eficácia, com baixo consumo e excelente biodegradabilidade”, afirma Engler.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada