Walmart faz experiência com espaço para preparação de alimentos para delivery – no que pode indicar um novo caminho para o setor
*Renato Müller
A transformação dos supermercados em um negócio que vai muito além da venda de alimentos é uma tendência clara nos principais mercados mundiais. Uma opção que vem sendo explorada no varejo americano é aproveitar a localização privilegiada das lojas para transformar parte do espaço em dark kitchens – cozinhas que preparam refeições para delivery e são um dos segmentos que mais crescem no foodservice.
Em Plano, no estado do Texas, uma unidade do Walmart alugou espaço para a Ghost Kitchen Brands e para os empreendedores locais Mohammad Qasim e Joon Choe. Eles desenvolverão operações de delivery de marcas como Cheesecake Factory, Quiznos, Saladworks, Wow Bao e outras (são esperadas de 15 a 28 bandeiras diferentes), para entrega na região a partir de aplicativos ou para retirada no local.
Para o Walmart, é uma oportunidade de receber uma receita extra de aluguel e, pela retirada dos produtos, ampliar o fluxo em seu ponto de venda. Já a Ghost Kitchen e os empreendedores aproveitam a proximidade da loja em relação à vizinhança – cerca de 90% da população americana está a menos de 10 milhas (16km) de uma loja da rede.
Esse é a primeira iniciativa da Ghost Kitchen nesse formato. A dark kitchen será aberta até agosto e, se bem-sucedida, será expandida para outras regiões do Texas no mesmo modelo – dentro de unidades do Walmart.