Home SeçõesInternacional Crise energética faz lojas na Europa fecharem mais cedo

Crise energética faz lojas na Europa fecharem mais cedo

De Administrador SH
0 Comentário

Marcas de supermercados como Aldi voltam aos horários de funcionamento da pandemia para economizar energia

*Por Renato Müller

A invasão da Ucrânia e as sanções contra a Rússia estão criando problemas para o varejo europeu. A expectativa de problemas de suprimento de energia e a forte alta dos custos neste fim de ano (inverno no Hemisfério Norte) estão fazendo com que redes de supermercados busquem alternativas para economizar.

É o caso das 2.220 lojas da bandeira hard discount Aldi no norte da Alemanha, que passarão a funcionar até as 20h, fechando uma ou duas horas mais cedo que o normal. Esse horário valerá até o fim do inverno, em março, e repete uma prática adotada durante a pandemia. Já bandeiras como a austríaca Spar preferiram manter o horário normal de operação, mas diminuirão a iluminação dos pontos de venda durante todo o dia (lembrando muito o que aconteceu no Brasil durante o apagão energético de 2002).

Medidas mais duras poderão ser adotadas em todo o território europeu. Em Luxemburgo, foi desenvolvido um ranking de setores que terão atendimento prioritário caso seja necessário racionar energia durante o inverno (escolas, hospitais e residências só ficarão sem energia em último caso). Na Suíça, o governo fez uma parceria com 180 grupos empresariais para encorajar o uso racional de energia e diminuir o consumo em pelo menos 15%.

Já no Reino Unido, onde o governo ainda não tomou atitudes para diminuir o consumo, o British Retail Consortium afirma que o varejo já possui um grande foco em eficiência energética e está atento a novas medidas que possa adotar neste período.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada