Por Renato Müller
As principais varejistas dos Estados Unidos consideram o investimento em retail media como uma prioridade estratégica para atrair, conquistar e fidelizar clientes – e, ao mesmo tempo, rentabilizar seus pontos de venda. Segundo dados da eMarketer, existem atualmente mais de 80 redes de retail media em operação nos Estados Unidos, sendo que a Amazon detém uma posição dominante no mercado. Assim, as principais varejistas do país tentam de alguma forma sair da comoditização para ter alguma chance de ser relevantes.
Após completar o primeiro ano de sua jornada de retail media, a rede americana de clubes de atacado Costco deu passos adicionais para se destacar em um ambiente extremamente competitivo. O foco da empresa está, acima de tudo, em reforçar o relacionamento com seus atuais clientes no uso das lojas físicas como um ativo estratégico.
A varejista fechou recentemente uma parceria com a Inmar Intelligence, especializada em análise de dados, para melhorar o planejamento e execução das campanhas veiculadas na plataforma de retail media. A Inmar também trará relatórios pós-campanha e métricas de aumento de vendas por SKU, além de ajudar os anunciantes na produção das campanhas.
A parceria chega em um momento de instabilidade no varejo americano (devido às questões tarifárias) e busca fazer do negócio de retail media um gerador de valor para a empresa e para os clientes. Em março, durante a conferência de resultados da Costco, o CFO Gary Millerchimp disse que retail media é uma oportunidade significative de crescimento, embora a empresa ainda esteja nos passos iniciais dessa jornada.
Considerada a quinta marca americana mais confiável (Segundo estudo da Axios Harris), à frente de rivais como Home Depot, Amazon, Walmart e Lowe’s, a Costco quer se beneficiar da fidelidade de seus clientes e do crescente movimento de migração para itens de marca propria: 58% dos consumidores americanos ouvidos pela Ipsos no ano passado estão comprando mais produtos com a marca de um varejista como forma de esticar seu orçamento.