R$ 91 bilhões: essa é a marca esperada para o segundo semestre do ano
Até o dia 18 de dezembro os olhos estarão voltados para a Copa do Mundo – e para a vendas impulsionadas pelo evento. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCE) estima que o período irá movimentar as vendas virtuais, ajudando a movimentar R$ 91,5 bilhões no segundo semestre.
No entanto, é fundamental que as marcas estejam preparadas para garantir uma completa jornada do cliente, que vai desde a disponibilidade do produto à entrega no prazo.
“Com o aumento das vendas neste período, o lojista tem que preparar seu estoque para não vender sem ter mercadorias e causar frustrações a seus clientes, negociar com fornecedores e preparar sua equipe”, diz Claudio Dias, CEO da Magis5, plataforma de automação e gestão em marketplaces.
Como vender mais na Copa do Mundo
Para auxiliar as marcas nas vendas e evitar problemas logísticos, Claudio indica que não há fórmula mágica, no entanto, existem algumas ações preditivas que contribuem para a satisfação dos clientes.
- Uma delas é realizar ações de venda de produtos que estão parados há mais tempo. “Queima de estoque, aumento da base de potenciais clientes e promoções são algumas oportunidades que aumentarão o faturamento e relevância de sua marca”, destaca.
- A negociação de prazos com fornecedores é imprescindível para não ser pego de surpresa. “Ter uma comunicação transparente é uma prática essencial para a marca ser mais assertiva e não ter problemas de falta de uma mercadoria que é mais vendida na loja”, sublinha o CEO.
- Cumprir prazos é decisivo para a sua loja ter ou não sucesso. “Caso contrário, pode ter o efeito oposto e causar perdas de clientes e queda na reputação”, reforça.
- Com tantas datas comemorativas próximas (logo após a Copa do Mundo vem Natal e Réveillon), além de uma equipe preparada, o lojista precisa de ferramentas que auxiliem na gestão do seu negócio. Assim, é possível aumentar as vendas dos produtos, ganhar qualidade e manter a reputação da empresa. “Utilizar um hub de automação e gestão de seu e-commerce em marketplace irá auxiliar o lojista a ter muito mais tempo para criar soluções assertivas, negociar com seus fornecedores, escolher melhor seu portfólio de produtos. Esse preparo para atender o mercado vai ajudar a evitar erros que podem dar prejuízos ao seu negócio”, destaca Dias.
- Boa reputação é essencial nesse momento. “Utilizar as redes sociais para destacar depoimentos de clientes que já tiveram uma boa compra com sua empresa trará maior autoridade”, reforça.
- Outra dica é produzir conteúdos relevantes. Se o seu nicho de negócio permitir, vale a pena fazer posts sobre produtos e adereços relacionados ao mundial para ter mais engajamento de seu público e conquistar mais clientes.