Para os clientes, não basta fazer – é preciso comprovar que o discurso sustentável não é apenas da boca para fora
Por Renato Müller
Um estudo realizado pelo FMI – Food Industry Association mostra que os consumidores têm uma posição muito clara sobre as atividades sustentáveis dos supermercados e da indústria: é preciso ser transparente e comprovar que as iniciativas realmente estão gerando os resultados anunciados.
De acordo com o relatório, que será publicado na íntegra em novembro e teve um preview divulgado na semana passada, 76% dos consumidores consideram importante que as marcas apresentem informações detalhadas sobre os ingredientes e os processos de fabricação dos produtos – 4 pontos percentuais acima de 2021 e 7 pontos mais que em 2018.
Essas informações detalhadas são apresentadas para os clientes especialmente sob a forma de informações sobre a sustentabilidade das embalagens, práticas sustentáveis realizadas pela empresa, práticas trabalhistas ou de fair trade e de bom tratamento aos animais. Para o FMI, que realizou o estudo em parceria com a NielsenIQ, os dados mostram que a sustentabilidade está conectada à comunicação transparente das ações junto aos clientes.
O estudo também mostra que os consumidores consideram que as marcas podem ajudá-los em suas ações responsáveis: 72% dos entrevistados dizem desejar mais informações sobre os produtos para que possam entender como contribuir para um planeta melhor. “Mostrar como o consumo de um determinado produto é positivo para o meio ambiente gera uma imagem melhor junto aos clientes, enquanto deixar de prestar atenção a esse ponto tem o impacto oposto”, analisa Steve Markenson, VP de Pesquisas & Insights