<< Voltar pra Home

Consumidor



Consumidores querem personalização nas compras em supermercados

29 de novembro de 2022
 - 
21:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Consumidores querem personalização nas compras em supermercados”

Para especialista, supermercados precisam aproveitar a oportunidade para conquistar mais clientes

*Por Renato Muller

Mesmo nas lojas físicas, os consumidores esperam receber experiências de compra personalizadas que levem em conta aspectos como cultura, hábitos alimentares, família e hábitos. E os supermercados podem melhorar bastante nesse aspecto. Essa é a opinião de Brian Walker, chief strategy officer da americana Bloomreach. Falando em um evento da revista Progressive Grocer, o executivo disse que a impessoalidade no atendimento é uma grande fonte de frustração para os clientes.

“Precisamos reconhecer que podemos fazer mais e melhor nesse sentido”, afirma. “A pandemia mudou os padrões de consumo e abriu novas oportunidades para conseguir a fidelidade dos clientes. Os supermercados precisam aproveitar essa chance”, acrescenta. Segundo ele, embora o setor já não ofereça mais o mesmo tipo de experiência genérica, focada em produtos de massa e uma comunicação ampla em mídia, os consumidores esperam mais. “A alimentação é uma das experiências humanas mais pessoais e importantes”, diz.

Segundo dados da consultoria McKinsey, 71% dos consumidores esperam receber algum nível de personalização em suas compras de supermercado e 76% se dizem frustrados quando não obtêm isso. Além disso, 78% têm mais possibilidade de repetir a compra ou recomendar um produto quando a comunicação e a oferta são personalizadas.

“Personalizar significa facilitar a navegação e a compra para o cliente, oferecer sugestões e ofertas relevantes, entregar mensagens customizadas e oferecer promoções exclusivas, tanto na loja física quanto no digital”, afirma Walker. Para que isso aconteça, porém, os supermercados precisam se conectar aos clientes, aproveitando recursos como a navegação online, as buscas no site ou app, cross-selling, coleções sazonais e fatores como demografia e localização geográfica. “Os dados dos clientes são essenciais e, quando unidos aos dados de produto, impulsionam a personalização da experiência do consumidor”, completa.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…