Por Renato Müller
Inteligência Artificial é o grande tema de qualquer discussão sobre tecnologia nos últimos 18 meses – mas a adoção de soluções de IA já aparece no dia a dia dos consumidores? Segundo um estudo da 84.51º, a divisão de inteligência de dados da rede americana de supermercados Kroger, 17% dos consumidores já usam conscientemente ferramentas de IA antes de fazerem compras.
Outros 10% dizem não ter certeza se utilizam ou não a tecnologia em suas compras, enquanto 73% afirmam não usar nenhum recurso de IA em sua ida aos supermercados. Dos que já adotaram a tecnologia, 93% a utilizam antes da compra propriamente dita, 82% durante a visita à loja e 57% no pós-compra.
Por enquanto, os usos mais frequentes de Inteligência Artificial pelos consumidores de supermercados estão relacionados a encontrar promoções (71%), comparar preços (58%), construir listas de compras (44%) e planejar refeições (42%).
A tendência é de crescimento na adoção de Inteligência Artificial na jornada de compras de supermercados – e os fornecedores têm se preparado. Um exemplo é a plataforma de e-commerce eGrowcery, que desenvolveu uma ferramenta de geração de receitas por meio de IA que pode ser usada pelos varejistas para personalizar a oferta segundo o que têm em estoque e as preferências dos consumidores.
O sistema recomenda ingredientes disponíveis nas lojas, da mesma forma como tem sido feito pela rede de supermercados Albertsons em parceria com a plataforma de publicidade online Chicory desde novembro de 2023. O resultado é o aumento tanto das compras de itens específicos quanto de combinações de produtos para serem usados como parte das receitas.