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Conheça a rede de descontos que mais cresce na Europa

Francesa Action cresceu mais de 20% em 2024, quer dobrar presença na Espanha e aposta em modelo logístico inovador

De Redação SuperHiper
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Por Renato Müller

A rede francesa de descontos Action tem uma proposta de valor clara: preços baixos (dois terços do mix vendidos abaixo de dois euros), concentração das vendas em não-alimentos e um posicionamento de descontos baseado em uma logística inovadora. Com essa receita, a empresa cresceu mais de 21,7% em 2024 e conta com mais de 3 mil pontos de venda em 14 países.

Uma visita ao centro de distribuição da empresa em Illescas, a cerca de 40 km de Madri, na Espanha, ajuda a entender o crescimento acelerado da empresa no mercado europeu. O CD, inaugurado em junho, é o primeiro da rede no mercado espanhol e pode abastecer 210 lojas – o dobro do que a Action possui na Espanha atualmente. A ambição da Action vai além: a empresa já está construindo um outro CD em Tarragona, na Catalunha.

A logística é o grande segredo da varejista para continuar crescendo enquanto vende produtos muito baratos. A empresa otimiza o uso de espaços, veículos e pessoas, para realizar entregas diárias nos pontos de venda. Os caminhões usados pela empresa têm dois andares, para aumentar a capacidade de carga sem perder flexibilidade no deslocamento pelas cidades.

Além disso, as lojas físicas foram desenvolvidas como uma esteira de montagem. O sortimento de cada loja é composto por 6 mil SKUs em 14 categorias, como casa, cozinha, faça você mesmo e cuidados pessoais. Apenas um terço do sortimento é fixo: o restante muda ao longo do ano, com 150 novidades semanais para surpreender os clientes e atrai-los às lojas.

Com tamanha rotatividade do mix, os centros logísticos, os meios de transporte e as lojas precisam ser flexíveis. Ao mesmo tempo, as compras são feitas de forma centralizada, para aumentar o volume e reduzir os custos. A Action trabalha com cerca de 3.200 fornecedores, dos quais 55% vêm da Ásia.

Para os supermercados, o crescimento de redes como Action, Normal e Pepco, que competem no segmento de não-alimentos de descontos, representa uma pressão extra em categorias como perfumaria, higiene pessoal e limpeza. Na França, seu maior mercado, a Action já detêm 7,6% de market share nessa categorias e quase 50% das residências compram em lojas da marca, segundo dados da NielsenIQ.

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