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Confiança do consumidor é fator-chave para e-commerce crescer

Avaliação é do coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Ricardo Aranha

De Redação SuperHiper
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Neste ano, o faturamento do e-commerce deve crescer 10% e atingir R$ 205,11 bilhões. Porém, para que os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) se confirmem, alguns fatores são fundamentais, como transparência, autenticidade e segurança. Portanto, a precisão de informações transmitidas ao consumidor nas ofertas de produtos é um forte fator para conquistar a sua confiança. A avaliação é do coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Ricardo Aranha.

Para o executivo da GS1 Brasil, a excelência no serviço e no atendimento são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer modelo de negócio. De acordo com ele, sem a credibilidade depositada pelos consumidores nas plataformas digitais, o sucesso do e-commerce seria muito difícil de atingir os níveis atuais.

Aranha avalia que o crescimento surpreendente do comércio eletrônico tem sido impulsionado por vários fatores, entre eles o aumento da conectividade e o acesso a smartphones. De acordo com informação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil tem 260,1 milhões de telefones celulares ativos, o que corresponde a uma densidade de 1,19 aparelho por habitante. Desse total, 96% são smartphones que dão acesso compras às on-line. Mas, em paralelo, a confiança do brasileiro no e-commerce está em patamar positivo.

De acordo com o executivo da GS1, uma das ferramentas mais eficientes para as empresas, que se lançam no comércio eletrônico ganharem a confiança do consumidor, é a qualidade da informação. Ele explica que a numeração que acompanha o código de barras de produtos no mundo inteiro é uma das principais referências para toda a cadeia de suprimentos, desde que o fabricante cadastra um produto até a chegada dele na mão do consumidor. O código GTIN (Global Trade Item Number) – um certificador de originalidade, procedência e autenticidade – transmite todas as informações que o fabricante grava em um banco de dados confiável mantido pela GS1 Brasil.

Mas, o que esse código teria a ver com a confiança do consumidor? Segundo Aranha, ao adotar o GTIN, fabricantes, donos de marca e empreendedores do e-commerce garantem a satisfação do cliente com a precisão na identificação dos produtos e uma experiência de compra mais eficiente, desde a visualização da oferta no site até o recebimento na residência do consumidor.

Para exemplificar a importância do GTIN, imaginemos uma pequena empresa on-line de artigos de artesanato. Ao incorporar o GTIN em seus produtos, não apenas cumpre os requisitos para ingressar nas plataformas de venda como também ganha destaque nos resultados de busca on-line, ampliando a eficácia em marketing. Além de fortalecer a presença da empresa no e-commerce, essa estratégia demonstra a profissionalização da empresa na gestão dos seus produtos, o que transmite credibilidade aos canais de vendas e consumidores, sem contar que abre portas para novas oportunidades de vendas e crescimento.

Pesquisa

A questão da confiança do público é atestada pela pesquisa “Tendências de consumidores”, realizada pela GS1 Brasil. Ela revela que os consumidores estão cada vez mais atentos às informações dos produtos e usam o número do código de barras no processo de compra. Para oito em cada dez consumidores, as informações dos produtos devem ser idênticas tanto na loja física quanto na on-line. Além disso, cinco em cada dez consumidores utilizam o número do código de barras para se certificar de que estão visualizando o mesmo produto na loja física e on-line.

De quatro mil pessoas entrevistadas no Brasil para essa pesquisa, 39% afirmaram que gostariam de ter um aplicativo que permita a leitura do código de barras dos produtos e receberem informações daquilo que querem comprar em tempo real.

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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