Através de iniciativas sustentáveis, o resultado de 2023 equivale a preservação de 56.880 mudas de árvores
A rede de supermercados Comercial Zaffari Ltda., acaba de ser certificada por suas iniciativas sustentáveis que visam a preservação do meio ambiente e maior eficiência energética na operação das bandeiras Comercial Zaffari e Stok Center. Em 2023, a rede que já possui 41 lojas, deixou de emitir 2.058,479 toneladas de CO². Desde que iniciou o suprimento de energia com fontes renováveis em 2018, a empresa já reduziu um total de 8.859,106 toneladas de CO². O certificado Eco Ludfor destaca indicadores de sustentabilidade através do cálculo de redução de emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE), mostrando assim que a energia consumida pela rede é proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente – energia eólica, solar, biomassa, PCH (pequena central hidrelétrica) e CGH (central geradora de energia).
Através do Panorama Sustentável, emitido junto com o certificado, é possível entender de forma mais prática quanto a rede Comercial Zaffari Ltda. deixou de gerar em aspectos ambientais. A redução de 2.058,479 toneladas de CO² em 2023 equivale a preservação de 56.880 mudas de árvores e 876 toneladas de papel/papelão que deixaram de ser descartados em aterro sanitário.
O certificado evidencia o compromisso da rede Comercial Zaffari com ações relacionadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A estrutura encontrada no Stok Center em Caxias do Sul, no Bairro Cidade Nova, é um grande case da rede supermercadista. Com sua própria usina fotovoltaica, a loja produz a maior parte da energia consumida pela unidade, sendo essa energia 100% renovável. Com 4.200 painéis solares, é uma das usinas solares sobre telhado mais imponentes do estado.
Outras práticas também são mantidas pelas demais lojas da Comercial Zaffari e do Stok Center, incluindo a reciclagem de paletes, reaproveitamento da água da chuva, uso de lâmpadas de led, uso de sacolas biodegradáveis, sacos para hortifrútis provenientes da cana de açúcar, separação e descarte correto do lixo, além do incentivo à diminuição do uso de papel em todos os processos organizacionais.