Por Renato Müller
Que a Amazon tem uma obsessão por cortar custos e ter operações altamente eficientes, não é exatamente uma novidade. O mais novo passo nessa jornada, porém, pode ter um grande impacto sobre a mão de obra no mercado americano. De acordo com um memorando interno obtido pelo jornal The New York Times, a empresa acredita que a expansão do uso de robôs em suas atividades pode substituir mais de 500 mil pessoas e evitar a contratação de outras 160 mil até 2027.
Atualmente, a empresa emprega cerca de 1,2 milhão de pessoas no mercado americano. Segundo o memorando, o objetivo da Amazon seria automatizar 75% de suas operações corporativas usando “cobots”(“collaborative robots”, ou “robôs colaborativos”- uma expressão que parece ter mais impacto na percepção das pessoas do que na prática).
Em uma declaração oficial ao jornal New York Daily News, a Amazon afirma que não busca reduzir o uso de pessoas em suas operações. “Documentos vazados normalmente apresentam uma visão incompleta e enganosa de nossos planos, e esse é o caso aqui”, afirmou a empresa à publicação. “Os materiais parecem refletir a perspectiva de uma equipe e não representam nossa estratégia geral de contratação em nossos negócios – agora ou para o futuro”, acrescentou.
A Amazon já havia divulgado a expectativa de trazer 250 mil trabalhadores temporários para a temporada de Natal. Além disso, desde 2023, a empresa vem reduzindo a equipe de várias áreas da organização, incluindo a demissão de cerca de 200 pessoas de sua divisão de lojas, incluindo as defuntas áreas de moda e fitness, em janeiro passado.
Por outro lado, a Amazon vem ativamente desenvolvendo soluções robóticas e de Inteligência Artificial para automatizar fluxos de trabalho em toda a empresa. Em junho, em uma mensagem para os colaboradores, o CEO Andy Jassy disse que a forma como os times trabalham será transformada com a expansão do uso de IA Generativa e agentes de IA. “Precisaremos de menos pessoas fazendo algumas das tarefas realizadas hoje, e mais pessoas fazendo outros tipos de trabalho”, disse Jassy. “É difícil saber exatamente o resultado desse processo, mas nos próximos anos esperamos que a tecnologia reduza nosso headcount, devido aos ganhos de eficiência do uso de IA em todo o negócio”, acrescentou.