Início » Seção » Com robôs, Amazon pode substituir 600 mil pessoas

Com robôs, Amazon pode substituir 600 mil pessoas

Esforços de automação da varejista querem cortar força de trabalho da empresa nos EUA quase pela metade

De Redação SuperHiper
0 Comentários

Por Renato Müller

Que a Amazon tem uma obsessão por cortar custos e ter operações altamente eficientes, não é exatamente uma novidade. O mais novo passo nessa jornada, porém, pode ter um grande impacto sobre a mão de obra no mercado americano. De acordo com um memorando interno obtido pelo jornal The New York Times, a empresa acredita que a expansão do uso de robôs em suas atividades pode substituir mais de 500 mil pessoas e evitar a contratação de outras 160 mil até 2027.

Atualmente, a empresa emprega cerca de 1,2 milhão de pessoas no mercado americano. Segundo o memorando, o objetivo da Amazon seria automatizar 75% de suas operações corporativas usando “cobots”(“collaborative robots”, ou “robôs colaborativos”- uma expressão que parece ter mais impacto na percepção das pessoas do que na prática).

Em uma declaração oficial ao jornal New York Daily News, a Amazon afirma que não busca reduzir o uso de pessoas em suas operações. “Documentos vazados normalmente apresentam uma visão incompleta e enganosa de nossos planos, e esse é o caso aqui”, afirmou a empresa à publicação. “Os materiais parecem refletir a perspectiva de uma equipe e não representam nossa estratégia geral de contratação em nossos negócios – agora ou para o futuro”, acrescentou.

A Amazon já havia divulgado a expectativa de trazer 250 mil trabalhadores temporários para a temporada de Natal. Além disso, desde 2023, a empresa vem reduzindo a equipe de várias áreas da organização, incluindo a demissão de cerca de 200 pessoas de sua divisão de lojas, incluindo as defuntas áreas de moda e fitness, em janeiro passado.

Por outro lado, a Amazon vem ativamente desenvolvendo soluções robóticas e de Inteligência Artificial para automatizar fluxos de trabalho em toda a empresa. Em junho, em uma mensagem para os colaboradores, o CEO Andy Jassy disse que a forma como os times trabalham será transformada com a expansão do uso de IA Generativa e agentes de IA. “Precisaremos de menos pessoas fazendo algumas das tarefas realizadas hoje, e mais pessoas fazendo outros tipos de trabalho”, disse Jassy. “É difícil saber exatamente o resultado desse processo, mas nos próximos anos esperamos que a tecnologia reduza nosso headcount, devido aos ganhos de eficiência do uso de IA em todo o negócio”, acrescentou.

Leia Também