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Clubes de vantagens: saiba como usar e aumentar a base de clientes

De Administrador SH
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É possível oferecer clubes de descontos e vantagens de forma organizada, profissional e que atraiam novos clientes

Está cada vez mais comum grandes empresas e empreendimentos oferecerem clubes de vantagens e benefícios para seus clientes, seja em forma de desconto em produtos, cashback, prêmios como ingressos para eventos e cinema, e outras possibilidades que ajudam, é claro, na atração de novos clientes.

Porém para negócios locais, de menor tamanho, como supermercados, bares, restaurantes ou qualquer tipo de negócio que tenha entre as principais características estar localizado em uma comunidade local, esse tipo de modalidade é algo viável? É possível que a mercearia do Seu Joaquim possa oferecer aos seus clientes um clube que premie e incentive seus consumidores em troca de vantagens?

“Não há tamanho de ‘negócios’ que impossibilite a criação de um programa como esse. Qualquer negócio que pretenda fidelizar clientes e conquistar novos, a partir de diferenciais de mercado e de uma relação duradoura com a base, já pode oferecer clube de vantagens”, diz Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes, também CEO e fundador da Lecupon.
Cirino explica que, antes de criar a Lecupon, ele teve uma série de experiências com empresas que buscavam escalar seus negócios a partir de benefícios para o cliente em busca de fidelização. Ele cita que é muito importante estar atento a alguns detalhes e, por isso, é fundamental contar com a ajuda de equipes que tenham expertise na hora de montar toda a operação.

“Com um programa de vantagens, é possível um pequeno negócio elevar sua lucratividade aumentando sua base de clientes fixos em cerca de 40%, segundo dados de nossa base de clientes”, conta o CEO da Lecupon.

3 dicas para o seu negócio ter um clube de vantagens efetivo e vender mais:

1- O primeiro passo é entender o público-alvo e quais tipos de vantagens são mais atraentes. Por exemplo, se para determinado comércio é melhor oferecer cashback (devolver uma quantidade do valor pago em um produto), ou oferecer a troca de pontos por produtos no local, ou até mesmo usar esses pontos em outros marketplaces de maior tamanho, como Magalu, Americanas, Amazon, Apple, entre outros. A variedade é grande, mas entender o perfil do consumidor é importantíssimo para o sucesso.

2- Outro ponto fundamental é tornar o acesso e checagem de pontos e trocas fácil e simples. Hoje, existem aplicativos que permitem a criação de seu clube de lealdade de forma rápida e simples, e ainda customizada. A Lecupon, por exemplo, desenvolveu uma plataforma que permite a customização do aplicativo com a cara da empresa, com a inserção de logo até customização de banners e menu interativo. Pela plataforma, é possível gerenciar as promoções e acompanhar todas as campanhas de descontos, por exemplo, aquelas que acontecem em datas comemorativas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday.

3- A divulgação também é parte estratégica do sucesso. A divulgação do benefício por meio de um pacote mensal (com artes para redes sociais), que permite ao cliente escolher quais divulgações que mais têm a ver com o mercado em que ele atua, a inserção na régua de e-mail marketing e customização de banners que estarão destacados dentro do APP são grandes diferenciais. “Tudo traz a sensação de personalização que impacta, diretamente, na estratégia de público-alvo”, diz Cirino.

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