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Checkout evolui e transforma experiência do cliente

De Redação SuperHiper
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Exemplos de várias partes do mundo mostram que tecnologia traz inovações nos caixas de pagamento para personalizar relacionamentos e agilizar passagem dos clientes

Por Renato Müller

Historicamente, o momento do checkout é o calcanhar de Aquiles da experiência de compra nos supermercados. Depois de imaginar os ingredientes sendo preparados em casa, escolher os produtos preferidos e encher o carrinho de compras, o consumidor gasta um tempo considerável em uma fila esperando sua vez de pagar.

É, definitivamente, a parte mais frustrante de qualquer jornada de consumo. Por isso, varejistas em todo o mundo estão acelerando o uso de tecnologias que mudam a experiência de pagamento. Lojas sem caixas, como Amazon Go ou a unidade Muffato Go em Curitiba (PR), são o exemplo mais conhecido de como inovações tecnológicas podem mudar o checkout – ou mesmo eliminá-lo totalmente. Mas existem diversas aplicações que vale a pena conhecer.

Na Alemanha, a rede Netto adotou uma variação da loja sem checkouts que traz mais segurança para os clientes de que suas compras foram computadas corretamente. No supermercado smart de Regensburg, próximo de sua sede, aberto no final de 2023, a varejista evoluiu em relação ä loja pioneira de Munique tanto em tamanho (de 200 para 800 metros quadrados) e na tecnologia, que agora oferece o recibo de compras em tempo real. O cliente vê sua cesta em um terminal, dá OK e então é debitado no cartão.

Em Paris, o Carrefour adotou no ano passado um modelo semelhante em uma loja de proximidade, com a diferença de que lá é possível pagar em dinheiro ou com outro cartão não registrado no sistema.

Já no Reino Unido, há seis anos a rede Sainsbury adotou o sistema SmartShop de “escaneie e pague”. Disponível em um app para smartphone, o sistema permite que os clientes escaneiem os produtos ao colocá-los em seu carrinho e paguem em um checkout dedicado ou por meio do Apple Pay. Dessa forma, o consumidor não passa pela etapa de tirar os produtos do carrinho para escaneamento e então recolocar tudo de volta no lugar. O sistema também está conectado ao programa de fidelidade Nectar, da varejista, permitindo que os clientes usem créditos ou acumulem pontos adicionais ao usar o SmartShop.

Mas inovação não é exclusividade da Europa. Em Bogotá, capital da Colômbia, a rede Carulla FreshMarket, do Grupo Exito, implementou em uma de suas lojas, em 2020, a opção de pagamento por reconhecimento facial. O SmileID, desde então, vem sendo disponibilizado em mais lojas no país, mostrando que a ideia passou do estágio de projeto-piloto. A tecnologia faz a leitura do rosto do cliente e debita a compra do cartão de crédito registrado no sistema. A mesma tecnologia foi apresentada pela primeira vez na China, nos supermercados Hema, em 2018.

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