Por Renato Müller
O uso de Inteligência Artificial vem se acelerando para facilitar as jornadas de compra dos consumidores nas mais diversas missões nos supermercados. Um bom exemplo disso acontece na Catalunha: a rede de supermercados Bon Preu, com mais de 200 lojas na região, integrou uma funcionalidade de compra inteligente baseada em IA ao seu app.
No BonpreuEsclat, os clientes podem gerar automaticamente uma lista de compras personalizadas a partir de critérios como economia, recorrência de consumo ou preferências e necessidades de cada usuário. O sistema então cruza a lista de compras com o estoque disponível na loja mais próxima, para evitar rupturas.
A ideia da rede de supermercados, que faturou 2,5 bilhões de euros em 2024, é simplificar o planejamento das compras e ser mais relevante para o consumidor. A tecnologia de sustenta a nova funcionalidade foi desenvolvida por uma startup catalã, a Shoptimus AI, especializada em soluções de personalização para o setor de distribuição alimentar. O assistente de compras funciona como um “time de especialistas” capaz de criar uma lista de produtos relacionada aos hábitos de cada cliente e aspectos nutricionais e econômicos.
A rede Bon Preu começou a trabalhar com a Shoptimus AI em 2023. Com a evolução da Inteligência Artificial nos últimos dois anos e meio, a solução foi lançada de forma piloto em outubro de 2025 e, agora, foi liberada para todos os membros do programa fidelidade da varejista.
Nos primeiros meses, o uso da ferramenta de IA tem gerado um impacto perceptível nos resultados. Pouco mais de 5% dos usuários ativos do app já usaram o sistema, com um aumento médio de 8,5% em seus gastos mensais. Nove em cada dez usuários do sistema continua comprando exclusivamente nas lojas físicas, reforçando o papel do app como uma plataforma de planejamento e fidelização, sem canibalizar o PDV.