Empresa reafirma compromisso social em 2023 apoiando ativamente projetos sociais e a renovação do certificado reconhece sua atuação na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes
A Castelo Alimentos recebe, mais uma vez, o certificado “Empresa Amiga da Criança”, da Fundação Abrinq, que reconhece ações realizadas por empresas em prol da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. A renovação do certificado é resultado das iniciativas realizadas em 2022 e do compromisso assumido com a causa também neste ano.
O Programa Empresa Amiga da Criança foi criado em 1995 com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para a prevenção e o combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo à responsabilidade social corporativa com foco na infância e adolescência. Como reconhecimento, as empresas que se comprometem com a causa recebem o selo Empresa Amiga da Criança, um dos primeiros selos de responsabilidade social do país, que comunica o compromisso assumido junto à Fundação Abrinq em benefício das crianças e dos adolescentes. Em 1999, a Castelo Alimentos foi a primeira empresa de Jundiaí a receber a certificação da Abrinq.
Com forte atuação em apoio a projetos sociais, a empresa ainda mantém, anualmente, um repasse financeiro destinado ao auxílio de organizações distribuídas por todo o país. Em 2023, a Castelo Alimentos reforçou seu compromisso com o desenvolvimento social e destinou R$ 208 mil para entidades assistenciais. Ao todo, 12 projetos foram beneficiados pelo repasse em 2023, incluindo iniciativas ligadas às áreas de Saúde, Educação, Cultura e Esportes, temáticas alinhadas aos valores da empresa.
De acordo com Marcelo Cereser, Diretor Superintendente da Castelo, esta atuação constante de apoio a causas sociais faz parte do DNA da marca, em um esforço para ser cada vez mais uma empresa consciente que contribui com o desenvolvimento social no Brasil. “Na Castelo, procuramos sempre apoiar iniciativas que estejam alinhadas com nossos valores e impactem positivamente no crescimento e desenvolvimento da nossa comunidade”, ressalta Marcelo.
Nos últimos 5 anos, as contribuições realizadas pela Castelo somam mais de R$ 1,6 milhão destinados para entidades assistenciais, beneficiando mais de 30 mil pessoas. Em 2023, o repasse oferecido pela Castelo foi atribuído aos projetos via Lei Rouanet, Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo de Incentivo ao Idoso. A lista dos projetos incluídos no repasse deste ano contempla:
Seis projetos do setor cultural: Projeto Guri, Arte do Bem, Programa Bete Borges, Orquestra Sinfônica de Valinhos, Livro da História do Grendacc e Think (Projeto de Alimentação Saudável para Crianças).
- Duas instituições de saúde: Hospital Pequeno Príncipe e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Jundiaí.
- Duas escolas esportivas: Projeto Escolinha de Triathlon e Corrida e Caminhada Olga Koss.
- Dois órgãos de proteção social: Casa do Vovô – Ribeirão Preto e Fundo Social do Idoso.