<< Voltar pra Home

Destaques



Pão de Açúcar disponibiliza piloto para coleta de materiais recicláveis

5 de julho de 2023
 - 
16:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Pão de Açúcar disponibiliza piloto para coleta de materiais recicláveis”

Projeto com a startup inaugura estação em três lojas na cidade de São Paulo com rastreabilidade de logística reversa para a indústria; desde a implementação foram recebidas mais de 30 toneladas de materiais recicláveis

Inserir projetos de reciclagem dentro da rotina de uma empresa é algo necessário para estimular o descarte correto de embalagens. Mas, para que o impacto positivo seja realmente garantido e comprovado para logística reversa é essencial, também, que a rastreabilidade ocorra até a destinação final. Nesse contexto, o Pão de Açúcar, rede premium do GPA,  firmou uma parceria com a startup Green Mining para implementar um sistema de logística reversa dos materiais entregues nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar, em conjunto com cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

O projeto-piloto, lançado em março, conta com a inauguração de pontos de coleta em três lojas Pão de Açúcar, localizadas na cidade de São Paulo e já recebeu mais de 30 toneladas de materiais recicláveis. As Estações de Reciclagem Pão de Açúcar possibilitam o descarte de embalagens pós-consumo, sejam elas de vidro, plástico, papel, metal ou até de óleo de cozinha, podendo ser realizado por qualquer pessoa. Após atingir um certo volume de resíduos, é feita a pesagem das embalagens que são registradas no sistema da Green Mining, por meio de tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade. Em duas das estações, os materiais recolhidos são encaminhados para cooperativas parceiras que vendem para usinas de reciclagem, fechando o ciclo da logística reversa. E, na unidade localizada no bairro do Jabaquara, por meio de uma parceria com o Grupo Boticário, existe um incentivo para quem descartar seus materiais, com o pagamento de valor de preço de fábrica por kg de plástico PET verde e transparente, vidro, papelão, papel branco e papel cartão entregues. Para receber pelos recicláveis, é preciso se cadastrar no aplicativo da Green Mining – ao alcançar o valor mínimo de R$10, é feito um pix na sexta-feira seguinte.

“A rastreabilidade está em nosso DNA e, com ela, tornamos possível oferecer a transparência sobre cada etapa, garantindo que o material pós-consumo chegue na usina de reciclagem de forma independente. Nossa parceria com o GPA sempre foi muito promissora, pois ambos acreditamos na cooperação e na evolução tecnológica como aliadas do meio ambiente”, afirma Rodrigo Oliveira, presidente da Green Mining.

A ação está em linha com a estratégia de sustentabilidade do GPA, que tem como compromisso o combate às mudanças climáticas e o incentivo à economia circular de baixo carbono. “Temos o compromisso de promover ações efetivas para o descarte consciente de resíduos e essa nova iniciativa com a Green Mining, que é uma parceira muito próxima e que sempre rende muitos frutos positivos, é mais um importante passo em direção aos nossos objetivos de combate às mudanças climáticas. Ficamos muito felizes por sermos pioneiros na criação de programas de logística reversa no varejo alimentar, e acreditamos que essas iniciativas refletem nosso trabalho constante para combate às mudanças climáticas e educação ambiental junto aos nossos clientes, contribuindo na construção de um futuro mais sustentável para todos.”, afirma Mirella Gomiero, Diretora Executiva de Sustentabilidade do GPA.

Este projeto pode ser adotado por empresas e indústrias que buscam se engajar na economia circular.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Spani Atacadista celebra 21 anos e projeta faturar R$ 4,5 bi em 2024

Bandeira do Grupo Zaragoza, rede é referência no segmento de Cash & Carry Bandeira pertencente ao Grupo Zaragoza, o Spani…
Image

RS: Grupo Imec anuncia compra de lojas do Carrefour Brasil

Primeiras unidades da empresa no litoral gaúcho, elas serão operadas com a bandeira Desco Atacado O Grupo Imec adquiriu duas…
Image

Grupo Muffato lança sexto empreendimento em Ponta Grossa, Paraná

Novo Max Atacadista será o terceiro atacarejo da rede na cidade O Grupo Muffato anunciou o lançamento de mais um…
Image

Grupo Amigão abre vagas em feira de empregabilidade de Sarandi (PR)

Interessados deverão levar carteira de trabalho, documento de identificação e currículo atualizado O Amigão Supermercados e o Stock Atacadista, pertencentes…