Com a bandeira Express, as novas unidades apostam em pagamento via Scan & Go
Alinhado às suas estratégias de ominicanalidade e inovação, o Carrefour anunciou suas primeiras lojas totalmente autônomas no Brasil: uma localizada no coworking CoW, no Brooklin, na cidade de São Paulo, e outra no condomínio residencial Domo Life e Prime, em São Bernardo do Campo (SP). Ambas levam a bandeira Carrefour Express e têm como objetivo oferecer uma experiência de compra sem mediação humana. Todos os produtos podem ser selecionados e pagos pelo cliente utilizando apenas o aplicativo Meu Carrefour que está disponível para Android e iOS.
A jornada de consumo em uma loja autônoma Carrefour Express se inicia com o celular em mãos, bastando o cliente abrir o aplicativo Meu Carrefour, selecionar o ícone Scan & Go e aproximar o QR code na catraca ou na porta para liberar sua entrada à unidade. Para iniciar as compras, o consumidor deve usar o Meu Carrefour para scanear os produtos que deseja comprar, fazendo com que eles sejam inseridos em seu carrinho virtual. Em caso de dúvidas, o cliente tem suporte via Whatsapp em tempo real. Para sair da loja, basta efetuar o pagamento no Meu Carrefour usando um cartão de crédito e scanear o QR code novamente na catraca ou na porta, liberando agora sua saída. Portanto, além de autonomia, a tecnologia oferece mais comodidade e agilidade aos clientes, eliminando o tempo de espera em filas e indo ao encontro às atuais diretrizes de distanciamento social.
“Queremos oferecer soluções que atendam às demandas de nossos clientes, independentemente de perfil e momento de compra. Hoje, por exemplo, já temos 40 lojas com o sistema Scan & Go. Nossa área de inovação está conduzindo um trabalho robusto para criar um ecossistema que conecta todos os nossos negócios em um só aplicativo, o Meu Carrefour, e as aberturas de lojas autônomas fazem parte dessa jornada”, afirma Luiz Rufino, diretor de Inovação do Carrefour.
O formato de loja Carrefour Express Scan & Go atenderá à crescente demanda dos clientes por comodidade e compras menores, principalmente de itens voltados à reposição diária e prontos para o consumo. Com mais de 800 itens variados – incluindo cereais, frios, produtos de higiene e bebidas geladas, a tecnologia foi desenvolvida para atender às necessidades desse modelo de negócio da companhia.
Além disso, o Carrefour desenvolve constantemente um forte trabalho de análise de dados, cruzando esforços de áreas como Inovação, TI e Marketing, o que permite uma oferta de sortimento de produtos mais eficiente, uma entrega de comunicação com conteúdos relevantes, além de outros benefícios, sempre respeitando o perfil do consumidor, sua real necessidade e a região onde está. Como uma das lojas autônomas está localizada dentro de um centro comercial e a outra em uma área comum de condomínio residencial, os visitantes são impactados com um portfólio de produtos e ofertas diferenciadas em cada unidade.
Ambas as lojas Carrefour Express Scan & Go já estão em funcionamento e seus pontos comerciais foram estrategicamente escolhidos para atender nichos diferentes. A unidade do coworking Cow, com 60 m², tem como foco um consumidor no qual seu dia gira em torno do trabalho e precisa de produtos que lhe apoiem nas necessidades antes, durante e após o expediente. Enquanto a loja do condomínio residencial Domo Life e Prime, com 43 m², atende um público que precisa de itens esporádicos, seja por urgência de uma demanda ou apenas para reabastecer sua despensa.