<< Voltar pra Home

Tecnologia



AVANÇA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VAREJO BRASILEIRO

8 de abril de 2021
 - 
12:23
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “AVANÇA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO VAREJO BRASILEIRO”

Solução em meios de pagamento e de análise de dados são as principais apostas das varejistas, segundo SBVC

Um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) identificou um aumento de 87% no investimento em transformação digital (0,73% sobre o faturamento bruto das empresas varejistas), segundo resposta dos varejistas entrevistados. Para as empresas do varejo, os investimentos em ferramentas utilizadas para a contribuição na transformação digital nas lojas físicas traduzem em melhora da experiência do consumidor e também em auxiliar a tomada de decisão do consumidor. Esses investimentos resumem-se em aumento do faturamento em vendas e aumento do engajamento do consumidor, principalmente em canais digitais, de acordo com os entrevistados. Ainda de acordo com a análise feita pela SBVC, 97% dos varejistas acreditam que líderes são co-criadores e trabalham em parceria com seus funcionários.

Em relação às principais ferramentas de transformação digital utilizadas no atendimento ao consumidor, estão soluções em meios de pagamento (94%) e análises de dados no ambiente online (77%). Soluções em logística (51%) é destacada como principal ferramenta de implementação nos próximos 12 meses.

Outro tema que têm atenção especial dos varejistas é o trabalho remoto, ou “home office”, que, em relação aos anos anteriores, houve crescimento significativo, passando de 23% em 2019, 62% em 2020, para 85% em 2021 das empresas que fazem seu uso.

“Sem dúvida são conclusões reveladoras, que sugerem uma maturidade da transformação digital nas empresas. Num momento em que mudança cultural e de comportamento vieram e continuam vindo à tona com a crise da covid-19. As empresas estão precisando ser muito ágeis, trabalhar em squads, times horizontais, atuar remotamente e usar tecnologia para vencer os desafios e continuar operando”, afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.

Para a avaliação, as empresas ouvidas foram divididas por faturamento: 33% delas tinham faturamento até 500 milhões; 19% com faturamento entre 500 milhões e 1 bilhão de reais e 48% com faturamento acima de 1 bilhão de reais. E representam os maiores players do mercado, de 10 diferentes segmentos do varejo, incluindo o varejo alimentar.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…