O Carrefour Brasil teve vendas brutas de R$ 29,5 bilhões, de julho a setembro de 2024. O montante inclui vendas de combustíveis, que cresceram 4,8% no período analisado ante o anterior. O resultado, contudo, foi puxado pelo avanço nas vendas de sua principal bandeira, o Atacadão.
As informações constam de comunicado enviado ao mercado nesta terça (22) sobre dados preliminares de vendas. Excluindo combustíveis, as vendas consolidadas totalizaram R$ 28,7 bilhões no período, também um avanço de 4,8% ano a ano.
Atacarejo
A divisão de atacarejo do Carrefour Brasil, representada pela bandeira Atacadão, registrou receita bruta de R$ 21,4 bilhões, 8,3% acima do registrado um ano antes, com a adição de 13 novas lojas nessa modalidade nos 12 meses anteriores.
De acordo com a empresa, “a dinâmica de volumes foi positiva no trimestre, apesar da desaceleração sequencial no consumo, especialmente de clientes B2B, em razão do impacto da deflação mês a mês ocorrida em julho e agosto. Alcançamos um volume de vendas muito forte em setembro quando comparado aos dois meses anteriores, o que ajudou o Atacadão em atingir crescimento acima do mercado durante o trimestre.” E acrescentou. “Em linha com a nossa estratégia de aumentar o tráfico B2C nas lojas, adicionamos serviços (açougue e fatiados) a 151 lojas até o fim de setembro, praticamente dobrando o número de unidades com esse tipo de oferta durante o trimestre (80 estabelecimentos em junho de 2024), impactando positivamente o número de tíquetes de clientes B2C no Atacadão.” Até o fim de 2024, a expectativa é ter 157 lojas com esse tipo de serviço.
Em relação ao canal digital, ele representou 8,1% das vendas do Atacadão no terceiro trimestre, um aumento de 1,9 p.p. ante igual período de 2023 (6,2%).
No documento, a companhia destacou que as antigas lojas do grupo BIG convertidas em Atacadão, que respondem por 12% das vendas do segmento, apresentaram sólido crescimento de 14% no trimestre.
Ainda de acordo com o comunicado, no terceiro trimestre, foram abertas três novas lojas de cash & carry, sendo uma conversão de hipermercado Carrefour, no Rio de Janeiro, e duas conversões de supermercados Bompreço, na Bahia. A previsão é abrir 20 novas unidades Atacadão em 2024 (todas conversões de lojas do varejo).
Varejo
No formato varejo, as vendas somaram R$ 6,4 bilhões, uma queda de 7,9% na comparação anual, explicada pela redução de 22% na área de vendas, decorrente da estratégia de otimização de ativos. Porém, de acordo com o documento: “o crescimento continua a acelerar no formato, demonstrando o momento positivo do segmento após os ajustes no portfólio e revisão da estratégia de precificação”.
A penetração das vendas do digital no varejo atingiu 20,2% no trimestre (+1,4 p.p. a/a), no e-commerce alimentar a penetração foi de 10,2% (+2,8 p.p. a/a).
De acordo com o documento “como parte do nosso plano para otimização do nosso portfólio de ativos e simplificação da nossa estrutura para a bandeira, convertemos 18 lojas do varejo 13 hipermercados cinco supermercados) em lojas Atacadão e Sam’s Club e fechamos outras 126 unidades (16 hipermercados e 110 supermercados) nos últimos doze meses, assim como finalizamos uma parceria no Estado de Minas Gerais para operação de 15 supermercados.
Sam’s Club
Por sua vez, a bandeira Sam’s Club registrou vendas de R$ 1,8 bilhão, um aumento de 16,9% em comparação com o ano anterior.
Os esforços para expandir a base de membros ativos, em vigor desde o segundo semestre de 2022, produziram um crescimento de 35,1% a/a no número de membros ativos em setembro deste ano. No terceiro trimestre de 2024, o Sam’s Club atingiu a marca de 3,5 milhões de membros. A marca própria ganhou relevância em termos de penetração de vendas no trimestre, apresentando crescimento a/a de 5,4 p.p. atingindo 24% das vendas.
As vendas via canal digital representaram 6,7% das vendas do formato, aumentando a penetração em 0,8 p.p. versus o ano passado.
A abertura de lojas acelerou no período com quatro novas unidades (mais sete estabelecimentos em 2024), completando o plano de expansão do ano. Trata-se de um processo de conversões de hipermercados nos Estados de Minas Gerais (um), da Bahia (um), do Ceará (um) e de Alagoas (um).
Vendas digitais
No e-commerce do Grupo Carrefour, o GMV atingiu R$ 3 bilhões no trimestre, representando 10,5% das vendas totais, um aumento de 21% em relação ao 3T 2023. O destaque foi o crescimento das vendas alimentares, que subiram 39,7% no período.
A unidade brasileira do grupo francês Carrefour encerrou setembro com 1.041 lojas, conforme o relatório. A empresa divulgará suas informações trimestrais completas em 31 de outubro.
Venda de ativos
O Carrefour Brasil informou também ontem (22), por meio de fato relevante ao mercado, que assinou um contrato de compra e venda de imóveis com o fundo de investimento imobiliário Guardian Real Estate, gerido pela Guardian Gestora.
A transação envolve a venda de 15 imóveis próprios, onde estão localizadas lojas da bandeira do formato Atacadão (atacarejo), pelo valor total de R$ 725 milhões. As unidades estão localizadas em oito Estados do País: Paraná, São Paulo, Ceará, Roraima, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Segundo o documento, a “operação está alinhada com a estratégia do grupo Carrefour Brasil de destravar valor de portfólio imobiliário, com foco na monetização dos ativos, maximização dos retornos para seus acionistas e melhor alocação de capital”. A companhia informou ainda que continua avaliando outras operações envolvendo o restante de seus ativos imobiliários.
No âmbito da referida transação, o Carrefour Brasil celebrará contratos de locação na modalidade sale-leaseback por um prazo inicial de 13 anos, renováveis por períodos de cinco anos. O custo mensal com aluguel será de aproximadamente R$ 4,8 milhões.
A operação, que ainda depende da aprovação do Cade, deve ser concluída até o fim de 2024. “Esta operação e seu nível de valuation demonstram a qualidade e robustez dos ativos imobiliários do Grupo Carrefour Brasil”, detalhou o grupo no fato relevante.