Por Renato Müller
O grupo Carrefour ampliou sua aposta em retail media com um plano ambicioso de digitalização de suas lojas de vizinhança no mercado francês. A Unlimitail, joint-venture entre a varejista e o grupo Publicis, adotará um novo sistema de telas digitais em 900 pontos de venda nos próximos dois anos.
A iniciativa tem como objetivo oferecer à indústria uma nova forma de conexão aos consumidores no momento da compra. O projeto começou em junho, com a colocação de telas em cinco lojas-piloto em Paris. Cada loja recebeu duas telas de 50 polegadas em áreas estratégicas de alto fluxo de clientes, como a entrada da loja, a área de produtos frescos ou os corredores principais.
O objetivo do Carrefour com a aceleração de seu projeto de retail media é possibilitar que as campanhas da indústria se adaptem ao lugar, ao horário e até mesmo às condições meteorológicas de cada ponto de venda. O sistema também será nutrido com dados de compra dos clientes para afinar a segmentação das mensagens.
“A digitalização dos pontos de venda tem se acelerado e o Carrefour vem acompanhando essa mudança, oferecendo soluções para seus franqueados e para a indústria”, afirma Benoît Soury, diretor executivo da divisão de proximidade do Carrefour na França. “Esse canal enriquece a experiência de compra e gera valor tanto para as marcas quanto para os pontos de venda”, acrescenta.
O projeto faz parte de um movimento mundial do Carrefour em retail media. No Brasil, por exemplo, lojas do Atacadão e hipermercados contam com dezenas de telas sincronizadas, fazendo com que o espaço comercial se torne uma fonte adicional de receitas para a empresa.