O consumidor nunca teve, como agora, tantas opções para atender às suas necessidades por sabor, qualidade e preço. A Cargill, uma empresa líder no setor de alimentos, têm acompanhado com maior atenção as mudanças nos hábitos de consumo, as tendências de diversificação de mercado e maior procura por saudabilidade e bem-estar.
De acordo com estudo lançado no início de 2024 pela Neogrig em parceria com a Opinion Box, o preço é um fator decisivo e molda a experiência de consumo do brasileiro no supermercado. A pesquisa indica, por exemplo, que a busca por opções mais acessíveis está no cotidiano de 90% das pessoas quando estão fazendo compras.
Atenta a essas demandas e aproveitando o mês em que se celebra o Dia do Consumidor, a Cargill acaba de lançar a nova fórmula do molho Pomodoro, com receita repaginada e maior quantidade de tomates. A empresa também passa a oferecer a opção do extrato Pomodoro em nova embalagem no formato sachê de 300 gramas – prática, segura e sustentável, que utiliza em média 85% menos plástico que as versões tradicionais. As novidades complementam a linha, que hoje já oferece polpa de tomate, disponível na caixinha tetra pak® de 320 gramas.
As mudanças foram definidas a partir da interação do público-alvo com painéis sensoriais que geraram insights para melhorias nos produtos, sempre buscando atender novos perfis e necessidades.
A Cargill é o maior player de atomatados do mercado brasileiro, com forte presença no segmento premium. Com as novidades em Pomodoro, a companhia segue diversificando seu portfólio para aumentar o acesso a diferentes perfis de clientes, ampliando assim a presença nos lares brasileiros.
“Estamos avançando para oferecer mais diversidade de opções em nossa linha de atomatados. As novidades na família Pomodoro chegam para apoiar nossa estratégia de aumentar a participação em uma fatia do mercado que tem o fator preço como decisor de compra. Queremos ampliar nossa presença nesse grupo de consumidores que priorizam preço, sem deixar de lado sabor e qualidade, reforçando que a Cargill tem um portfólio completo para atender todos os perfis de ponta a ponta”, reforça o líder de marketing da categoria de atomatados da Cargill Brasil, Daniel Pontes.
Rastreabilidade
Processando cerca de 390 mil toneladas de tomate por ano, a Cargill cuida de perto de sua matéria-prima. Por meio da rastreabilidade, é possível monitorar todo o processo produtivo do tomate, desde o plantio até o envase, e conhecer a origem, a trajetória e todos os cuidados envolvidos até a finalização do produto.
Desde a seleção de sementes, passando por análise de solo, uso de tecnologia para aumentar eficiência nas irrigações e adoção de manejo integrado de pragas nas lavouras, a Cargill trabalha com técnicos responsáveis por acompanhar de perto o trabalho nas fazendas. As propriedades estão localizadas em um raio médio de 130 quilómetros da fábrica, em Goiânia, o que resulta em um processo logístico otimizado, com menor tempo de transporte e diminuição das emissões.
Saindo do campo, todo caminhão que chega na empresa passa por um processo de classificação no qual é retirada uma amostragem para a análise da qualidade dos tomates de cada fazenda. Esse processo possibilita o controle e a rastreabilidade da origem de todo tomate processado e garante a transparência no processo para nosso consumidor, que segue interessado na origem dos alimentos e na atuação sustentável das empresas.
“A Cargill está no centro da cadeia de fornecimento de alimentos, dando a oportunidade de criarmos um sistema alimentar mais sustentável e resiliente. É assim que desempenhamos um papel crítico no cumprimento do nosso propósito de nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável”, completa Daniel Pontes.